Ao falar sobre cannabis medicinal, Trump afirma: “eu não quero, mas muita gente precisa”

Trump afirma que não pretende usar cannabis medicinal, mas reconhece que a substância pode ser uma alternativa aos opioides e necessária para muitos pacientes

Publicada em 25/12/2025

 Ao falar sobre cannabis medicinal, Trump afirma: “eu não quero, mas muita gente precisa”

Declaração ocorre após o presidente dos EUA reconhecer o potencial terapêutico da cannabis medicinal como alternativa aos opioides | CanvaPro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mencionar a cannabis medicinal como uma possível alternativa aos opioides, substâncias associadas a altos índices de dependência e mortalidade no país. 


A declaração foi feita durante um evento oficial em que o republicano comentou a decisão do governo federal de reclassificar a cannabis, reconhecendo seu potencial terapêutico, foi o que o site Marijuana Moment apurou.


Segundo Trump, em determinados casos, a cannabis pode ajudar pacientes que convivem com dores intensas e condições crônicas, reduzindo a necessidade do uso de analgésicos opioides. “Ela pode fazer as pessoas se sentirem muito melhor”, afirmou, ao destacar os riscos relacionados a medicamentos tradicionalmente prescritos para dor.


Apesar do discurso favorável ao uso medicinal, o presidente fez questão de pontuar sua posição pessoal. “Eu não quero”, disse ele. “Não vou tomar, mas muita gente quer. Muita gente precisa.”


Reclassificação reconhece uso médico, mas não legaliza uso recreativo


A fala ocorre no contexto da reclassificação da cannabis de substância da lista I para a lista III da legislação federal dos Estados Unidos. Na prática, a mudança reconhece o uso médico da planta e reduz barreiras regulatórias para pesquisas científicas, sem legalizar o uso recreativo em âmbito nacional.


Trump também ressaltou que a medida não representa uma liberação ampla da cannabis, mas sim um ajuste baseado em evidências científicas e na necessidade de oferecer alternativas terapêuticas mais seguras. “Os fatos obrigam o governo federal a reconhecer que a cannabis pode ser legítima do ponto de vista médico quando administrada com cuidado”, afirmou.
 

Com informações de Marijuana Moment.