Porto Alegre constitui Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica

Aprovada com menos de uma semana de requerimento, a Frente busca fomentar o debate na capital gaúcha, desenvolvendo alternativas para garantir o acesso da população aos medicamentos à base da cannabis.

Publicada em 18/04/2024

capa
Compartilhe:

Na tarde de ontem, dia 17, o plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, aprovou o requerimento de constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica. De autoria do vereador Aldacir Oliboni, a Frente busca fomentar o debate no município gaúcho, desenvolvendo alternativas para garantir o acesso da população aos medicamentos à base da maconha. 

 

 

Requerida por Oliboni ao presidente da câmara e aprovada com menos de uma semana de intervalo, a Frente é construída em conjunto com a Associação de Pacientes de Cannabis Medicinal (ACURACAN) e outras associações. Além disso, dialoga com a Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica do Rio Grande do Sul, presidida pelo Deputado Estadual Leonel Radde.  

 

 

Amigos de longa data, Oliboni e Radde, atuaram juntos em prol da cannabis, em janeiro de 2024. Na ocasião, a mesma Câmara de Vereadores promulgou, por meio de emenda de Oliboni, a lei que institui o Programa Municipal de Uso de Cannabis para fins Medicinais em Porto Alegre, projeto de autoria do ex-vereador, Radde, apresentado em 2021. 

 

No mês passado, os políticos estiveram reunidos com a prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde. Durante a reunião foi discutida a distribuição de medicamentos à base de maconha pelo Sistema Único de Saúde (SUS)