Inflamação crônica: uma ameaça silenciosa para o organismo

Desvendando os sintomas, consequências e os benefícios da cannabis no tratamento da doença

Publicada em 28/03/2024

capa
Compartilhe:

 inflamação crônica é muito mais do que uma simples reação do corpo a lesões ou infecções. Ela pode se tornar uma ameaça silenciosa, com efeitos devastadores no organismo a longo prazo. Esta condição, muitas vezes subestimada, pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, desde estilo de vida até predisposição genética, e seus sintomas podem passar despercebidos por muito tempo, mascarando-se como simples cansaço ou indisposição.

Os sintomas da inflamação crônica podem variar de pessoa para pessoa e se manifestar de maneiras diversas. Alguns mais comuns incluem fadiga persistente, dores articulares e musculares, problemas digestivos, ganho de peso inexplicável, dificuldade de concentração e até mesmo alterações de humor. É essa diversidade de fatores que torna a inflamação crônica, muitas vezes, difícil de diagnosticar.

As causas por trás da inflamação crônica

Um estilo de vida sedentário, dieta pobre em nutrientes, estresse crônico, exposição a toxinas ambientais e até mesmo condições como obesidade e diabetes podem contribuir para a inflamação crônica. Além disso, certas doenças autoimunes e até mesmo a idade avançada podem aumentar o risco de desenvolver essa condição. É o que explica o médico nuclear Paulo Ivan no 5º episódio do Deusa Cast:

 

A cannabis e seu potencial anti-inflamatório

Uma abordagem cada vez mais estudada no combate à inflamação crônica é o uso terapêutico da cannabis. Esta planta milenar contém compostos conhecidos como canabinoides, dos quais o CBD (canabidiol) e o THC (tetraidrocanabinol) são os mais conhecidos. Ambos têm demonstrado propriedades anti-inflamatórias significativas, atuando nos receptores do sistema endocanabinoide do corpo humano para modular a resposta inflamatória.

Estudos científicos mostram que a cannabis pode ajudar a reduzir a inflamação em uma variedade de condições, incluindo artrite, doenças intestinais inflamatórias, e até mesmo doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla. Além disso, muitos pacientes relatam uma melhora significativa na qualidade de vida com o uso controlado de produtos à base de cannabis, especialmente quando outras opções de tratamento se mostraram ineficazes ou causaram efeitos colaterais indesejados.

Enfrentar a inflamação crônica requer, de acordo com o Dr. Paulo Ivan, uma abordagem holística, que envolve mudanças no estilo de vida, alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e, em alguns casos, o uso de terapias complementares, como a cannabis medicinal. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais do corpo e buscar orientação médica adequada para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado. Afinal, combater a inflamação crônica é um passo crucial para preservar a saúde e o bem-estar a longo prazo.