Chegada das gomas impulsiona debate sobre ampliação da cannabis medicinal nos EUA
Medida ocorre enquanto o governo estadual pressiona o Legislativo para incluir novas doenças no programa
Publicada em 09/02/2026

Governador do Kentucky pressiona Legislativo e libera gomas de cannabis medicinal | CanvaPro
O governador do Kentucky, nos Estados Unidos, anunciou que as gomas de cannabis medicinal já estão disponíveis nos dispensários licenciados do estado e voltou a pressionar o Legislativo para ampliar o acesso ao programa, com a inclusão de novas condições médicas.
Segundo o site Marijuana Moment, o governador Andy Beshear (Partido Democrata) afirmou, durante coletiva de imprensa na quinta-feira (05), que sua administração enviou uma carta à liderança legislativa solicitando a aprovação de um projeto de lei que expanda a lista de enfermidades elegíveis ao uso de cannabis medicinal.
Ampliação das condições médicas
A proposta prevê a inclusão de doenças como esclerose lateral amiotrófica (ELA), Parkinson, doença de Crohn, anemia falciforme, fibromialgia, glaucoma e enfermidades terminais, entre outras.
“Na maioria dos outros estados que possuem um programa de maconha medicinal, essas são condições cobertas, e são condições que nosso conselho de médicos e consultores recomendou como adequadas”, disse Beshear. Segundo o governador, a ampliação pode beneficiar cerca de 430 mil moradores do Kentucky que hoje não têm acesso ao tratamento.
Avanço do programa no estado
Beshear afirmou que o estado tem avançado na implementação do programa para ampliar o acesso dos pacientes já elegíveis. “Hoje, temos 510 profissionais registrados e mais de 18.500 portadores de cartão aprovados, e esses números continuam a crescer”, afirmou.
Com a expansão da cadeia de suprimentos, o governador destacou que novos produtos começam a chegar ao mercado. “Podemos anunciar que as gomas já estão no mercado do Kentucky e que o progresso está sendo visível em comunidades por todo o estado”, disse.
Expectativas para 2026
A atualização ocorre após Beshear reconhecer que a implementação do programa levou mais tempo do que o previsto desde a legalização da cannabis medicinal em 2023. Ainda assim, o governador afirmou que o acesso dos pacientes deve crescer de forma mais significativa ao longo de 2026.
Atualmente, o Kentucky conta com uma loja de cannabis medicinal em operação, inaugurada em dezembro, e a expectativa do governo é que novas unidades sejam abertas conforme a oferta de produtos aumente.
Fonte: Conteúdo publicado originalmente no Marijuana Moment.



