Pensilvânia retoma debate sobre legalização da cannabis para uso adulto

Plano do governo estadual associa legalização à arrecadação fiscal, segurança pública e justiça restaurativa

Publicada em 06/02/2026

Pensilvânia retoma debate sobre legalização da cannabis para uso adulto

Proposta incluída no orçamento estadual prevê mercado regulado, arrecadação milionária e medidas de equidade social | CanvaPro

O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, voltou a defender a legalização da cannabis para uso adulto ao incluir a proposta no orçamento executivo de 2026-2027. Segundo o site Newsweed, o governo estadual avalia que a manutenção da proibição tem gerado perdas econômicas e ampliado a defasagem em relação aos estados vizinhos.

 

CBCM 2026 - banner


O orçamento destaca um cenário de maior flexibilidade na política federal sobre a cannabis e aponta que todos os estados vizinhos, com exceção da Virgínia Ocidental, já regulamentaram o uso adulto. A estimativa é que um mercado legal possa gerar cerca de US$ 200 milhões anuais em receitas fiscais quando plenamente implementado, com início das vendas previsto para janeiro de 2027, caso a legislação seja aprovada.


“Este orçamento propõe uma estrutura regulatória para legalizar e tributar a cannabis para uso adulto e fornecer aos agricultores da Pensilvânia uma oportunidade real de desenvolver uma nova indústria legal”, afirma o documento.


A proposta também associa a proibição ao fortalecimento do mercado ilícito e à sobrecarga do sistema judicial, além de prever a expurgação de registros criminais por posse de cannabis e recursos para programas de justiça restaurativa e apoio a pequenas empresas.


Apesar do novo impulso, a legalização ainda enfrenta resistência no Senado estadual, controlado pelos republicanos, após a rejeição de um projeto aprovado pela Câmara no ano passado.


Com informações do Newsweek.