Qual o propósito de trabalhar com cannabis?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Arquivo/Sechat)

Por Danilo Lang

Frequentemente reflito sobre propósito e o que estamos fazendo por aqui. Com certeza essa reflexão vai muito além deste texto, mas quero trazer um olhar voltado para o setor. Qual é o propósito de trabalhar com cannabis no Brasil? 

Propósito não foca no dinheiro, mas sim, na realização em fazer algo. Claro que precisamos pagar as contas, e tudo bem se não aplicar o seu propósito, o mundo não vai acabar. Mas quando juntamos o que nos motiva e acreditamos com o que trabalhamos, gera ainda mais resultados. Você já viu isso acontecer? E não quer dizer que você precisa aplicar seu propósito em cada atividade que fizer, mas imagine que legal fazer algumas atividades que tem sintonia com seu propósito de vida? 

Independente de onde você está, o propósito é seu e anda com você. Por isso é tão importante e realizador encontrar uma empresa que esteja em sintonia com seus valores e propósito. 

Cada vez mais vemos pessoas querendo fazer parte de algo maior, impactar sua comunidade, país, e ver de fato que seu trabalho proporciona (ou contribui) para o desenvolvimento da sociedade.

Mas será que esse propósito está alinhado com as pessoas à minha volta? Está alinhado com o ambiente em que trabalho? Pessoalmente, já trabalhei em diversos projetos em minha carreira até aqui, e notei que quando pessoas trabalham por um mesmo propósito e estão alinhadas com os valores da organização, geram mais resultados, são mais engajadas, mais felizes e geram menos custos para a empresa. 

Mesmo que as pessoas no time tenham visões diferentes, acredito que, de alguma maneira, elas se encontram em algum ponto e colaboram para um ambiente harmônico. 

Em 2021, o Instituto de Pesquisa Gallup realizou um estudo (chamado State of the Global Workplace 2021) em 116 países em todo o mundo para ter um novo panorama de como estão as relações de trabalho, seguindo uma série de fatores, como: os efeitos da COVID-19, Engajamento de funcionários e Avaliação de Vida, Emoções Negativas e ESG. Neste momento, quero focar no engajamento, que, para este texto, já nos ajudará muito a compreender a situação. Confira alguns dos pontos mais interessantes do estudo da Gallup para essa reflexão:

  • – 20% dos funcionários globais estão com engajamento no trabalho (no Brasil, 29%)
  • – 32% dos funcionários globais considera que sua vida está como esperava (no Brasil, 49%) 
  • – 43% dos funcionários globais informou que sente stress na maior parte do dia (no Brasil, 46%) 

Bom, temos alguns números preocupantes, assim como os últimos relatórios da Gallup também nos apresentaram. Imagina só que, em média, cerca de 70% dos funcionários no Brasil não estão engajados com seus trabalhos, ou seja, não estão ativamente envolvidos, entusiasmados sobre seu trabalho e o ambiente. E isso acaba drenando a alta performance, inovação e oportunidades para aprender e crescer, segundo o relatório da Gallup. 

A essa altura você, líder, já deve ter imaginado que isso tem tudo a ver conosco e com nosso dia a dia, que estamos à frente de projetos e empresas do setor da cannabis.  Como podemos propiciar melhores ambientes para que nossos funcionários se sintam bem no ambiente de trabalho? As pessoas são movidas pelo “por quê”. Por quê fazemos o que fazemos?

Não basta oferecer um ambiente legal, festas e risadas. Sua equipe quer saber o real propósito da empresa e de sua função, querem entender como fazem parte de uma mudança e ajudar a sociedade a evoluir. 

Fica muito mais tangível para as pessoas porque elas tem que fazer algo quando você mostra o que é esperado, lá na frente. 

Simon Sinek (especialista em liderança, palestrante e escritor), criou a metodologia Golden Circle. Basicamente são 3 círculos um dentro do outro em 3 camadas. Cada camada representa, de fora para dentro, respectivamente:

  • – Na extremidade: O que eu faço? 
  • – No meio: Como eu faço? 
  • – Ao centro: Por quê eu faço? 

Comece a pensar de dentro para fora na sua empresa. Por quê vocês fazem o que fazem? Está alinhado com os valores e propósito dos funcionários? Como isso se relaciona com a sociedade? 

Por isso é tão importante definir a Missão, Visão e Valores da empresa. Sim, já pode ligar para a empresa de adesivos, colar na parede cada um deles acima e deixar o escritório estiloso (ou a tela de fundo do computador, para quem é do home-office). Mas ficar com isso na parede ainda não é suficiente, é necessário viver integralmente a Missão, Visão e Valores. E isso depende de cada pessoa da empresa, começando pela liderança para passar o exemplo para as equipes. 

Importante lembrar que muitas empresas também criam Missão de suas áreas de negócio, dessa maneira, fica claro para todos que trabalham lá, por que fazem o que fazem. Além de tangibilizar mais o sentido do coletivo. 

Afinal, estamos aqui para que? Qual o seu propósito no setor da cannabis no Brasil? 

Para os apaixonados por leitura, deixo a recomendação do livro “Comece pelo por que”, de Simon Sinek, que foi grande inspiração para esse texto. Boa leitura!

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese