Nova Jersey decide sobre uso adulto da maconha

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Se aprovação ocorrer, estado se tornaria o décimo terceiro a legalizar a venda da planta para uso adulto (Foto: Wikimedia Foundation/Divulgação)

Por Sechat Conteúdo

Em novembro, o estado norte-americano de Nova Jersey votará se o uso adulto da maconha será legalizado em seu território. O uso da planta é permitido para fins medicinais desde 2010, aprovado durante o mandato do ex-governador estadual Jon Corzine, do Partido Democrata.

>>> Estados americanos decidem sobre a legalização da maconha

Caso a legalização seja aprovada, o uso adulto da maconha será permitido para pessoas com 21 anos ou mais. Será feita, também, uma maior regulamentação em relação aos produtos de alta dosagem, para que estes estejam sempre disponíveis para pacientes que realmente o necessitam. Além disso, os preços e custos médicos serão diminuídos para que os programas voltados à saúde não sejam deixados substituídos pelo uso adulto. 

>>> Conheça na íntegra o projeto de legalização da Cannabis medicinal e industrial no Brasil

Segundo Jeffrey Brown, comissário assistente do Departamento de Saúde de Nova Jersey, a agência responsável por supervisionar a Divisão de Maconha Medicinal do estado, esta é a hora de pensar no uso adulto. Brown ainda afirma que esta decisão sempre esteve na agenda política do governador do estado, Phill Murphy, que se mostra totalmente a favor da legalização.

>>> Congresso americano votará para retirar a Cannabis da lista de substâncias controladas

Ainda assim, caso seja legalizada, a venda da maconha deve ser feita de forma progressiva, com a criação de um programa seguro e justo para os adultos que pretendem utilizá-la. Como consequência, especialistas preveem que um “efeito dominó” poderá cair sobre a Costa Leste do país, fazendo com que Nova York, Pensilvânia e outros estados vizinhos sigam os mesmos passos para a legalização.

>>> Congressista diz que infringiria a lei para obter Cannabis medicinal caso sua filha precisasse

Três outros estados também votarão para a legalização do uso adulto 

Juntamente com Nova Jersey, os estados de Arizona, Montana e Dakota do Sul votarão, em novembro, para a legalização do uso adulto da maconha. No caso do Arizona e Montana, o objetivo é permitir a posse, uso e cultivo da planta para maiores de 21 anos. Já a Dakota do Sul, diferente dos outros estados, pretende permitir ambos os usos adulto e medicinal da maconha simultaneamente. 

>>> Plano Biden sobre a maconha é óbvio e ‘sem sentido’, diz congressista democrata

Outro projeto importante será votado

Outra mudança que está sendo discutida, agora em nível federal, e que, diferentemente da anterior, abrangerá todos os estados americanos, é a remoção da maconha da Lei de Substâncias Controladas. Dessa forma, caso a proposta seja aprovada na Câmara, a planta não será mais ilegal em nível federal, uma vez que não estará mais inserida na Lei, mas, ainda assim, caberá aos estados decidirem se permitirão a venda, consumo e plantio dentro de seu território. A aprovação pelos deputados funcionaria como uma espécie de “aval” para que, caso os estados queiram legalizá-la, o trâmite seria facilitado por a maconha deixar de constar na lista de substâncias controladas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese