UFMT, Uniselva e FITOCANN firmam parceria para pesquisa em cannabis medicinal

FITOCANN faz parte do grupo da CP CANN Biotech - empresa confirmada como uma das participantes da Medical Cannabis Fair 2024

Publicada em 23/04/2024

capa
Compartilhe:

A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em conjunto com a Fundação Uniselva e a empresa FITOCANN Pesquisa Científica e Desenvolvimento Ltda., formalizaram um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) visando avanços significativos na área da cannabis medicinal. O acordo tem como foco a cooperação técnica e científica entre as partes, com o objetivo de desenvolver um projeto de pesquisa inovador intitulado "Centro de Estudos e Inovações em Farmacognosia de Mato Grosso".

À frente do projeto está Leonardo Gomes de Vasconcelos, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Coordenador da Central Analítica do Laboratório de Pesquisas em Química de Produtos Naturais e Novas Metodologias Sintéticas em Química Orgânica. Segundo o pesquisador, a parceria terá início com o desenvolvimento do “Estudo e Avaliação do Potencial Técnico e Econômico da Produção de Cannabis Medicinal em Mato Grosso/Brasil”.

"O objetivo é estudar e avaliar o potencial técnico e econômico da produção de cannabis em Mato Grosso, visando a construção de um banco de dados de cultivares/espécies de cannabis com potencial técnico e econômico, baseado em informações da literatura, com foco em estimar um planejamento produtivo, de beneficiamento das cultivares/espécies e de industrialização de produtos e derivados das cultivares/espécies avaliada", afirma o professor Leonardo. 

Além disso, FITOCANN faz parte do grupo da CP CANN Biotech - empresa confirmada como uma das participantes da Medical Cannabis Fair 2024, a principal feira profissional e científica da América Latina dedicada ao uso da cannabis medicinal. O evento ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de maio no Expo Center Norte em São Paulo, contando com mais de 60 estandes e 100 marcas apresentando seus negócios na área da cannabis medicinal e do cânhamo industrial. Esta edição terá uma novidade: um dia exclusivo para profissionais da saúde, no sábado, proporcionando uma oportunidade única para interação com os expositores e familiarização com os principais produtos disponíveis no mercado brasileiro.

Clique aqui para saber mais sobre a CP CANN Bioetch

Sobre a Universidade Federal de Mato Grosso

Fundada em 10 de dezembro de 1970, pela Lei nº 5.647, a UFMT tem uma história que remonta à fusão da Faculdade de Direito, estabelecida em 1934, e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, criado em 1966. Atualmente, é uma das duas universidades federais do Estado, desempenhando um papel essencial no cenário socioeconômico e cultural de Mato Grosso, tanto pela formação de profissionais qualificados quanto pelas suas contribuições em pesquisa e extensão.

A parceria entre a UFMT, a Fundação Uniselva e a FITOCANN representa um passo importante para o avanço da pesquisa em cannabis medicinal no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de novas terapias e a ampliação do conhecimento científico nessa área promissora.