Pesquisa analisa potencial das bebidas com cannabis como alternativa ao álcool

Levantamento com adultos usuários de cannabis indica queda no consumo semanal de álcool após a adoção de bebidas com infusão da planta

Publicada em 06/02/2026

Pesquisa analisa potencial das bebidas com cannabis como alternativa ao álcool

Consumo de bebidas com cannabis cresce entre usuários que relatam menor ingestão de álcool | Reprodução /IA

Um novo estudo internacional, conduzido por pesquisadores do Department of Community Health and Health Behavior da University at Buffalo (State University of New York, EUA) e publicado em 14 de janeiro de 2026 no Journal of Psychoactive Drugs, sugere que bebidas com infusão de cannabis estão associadas a uma redução no consumo de álcool entre adultos que usam cannabis. 

A pesquisa usou dados de uma pesquisa com 438 adultos que relataram ter usado cannabis no último ano, avaliando padrões de consumo de álcool antes e depois do início do uso de bebidas com cannabis. Os resultados indicam que os participantes que consumiam essas bebidas relataram menos bebidas alcoólicas por semana e uma frequência menor de episódios de consumo excessivo, abrindo espaço para debates sobre estratégias de redução de danos no contexto do uso de substâncias.

 

 

https://euvou.events/cannabisfair2026


Maioria relata diminuição no consumo de álcool


De acordo com os dados, cerca de um terço dos entrevistados consumiam regularmente bebidas com infusão de cannabis, geralmente uma por sessão. Entre esses usuários, 58,6% relataram substituir o álcool por cannabis, um percentual acima dos 47,2% observados entre não usuários dessas bebidas.


DIVULGAÇÃO CF 2026 SIDEBAR TOP DESKTOPA pesquisa também encontrou que, após começarem a beber cannabis em vez de álcool, os participantes relataram uma redução no número médio de bebidas alcoólicas por semana, de aproximadamente 7 drinks antes para 3,35 depois, e uma queda na frequência de episódios de consumo excessivo de álcool.

 

Implicações para redução de danos


Os autores destacam que indivíduos que mencionaram intenção de reduzir o uso de outras substâncias foram mais propensos a consumir bebidas com cannabis. O estudo conclui que essas bebidas podem funcionar como um substituto do álcool para algumas pessoas, ajudando a diminuir o consumo de álcool e potencialmente reduzir danos relacionados ao uso intensivo da substância.