Legalização da maconha entra em vigor na Alemanha; governo restringe uso em espaços públicos

País se torna o maior da União Europeia com leis mais liberais para o uso adulto da cannabis

Publicada em 01/04/2024

capa
Compartilhe:

A legalização do uso adulto da maconha entrou oficialmente em vigor na Alemanha, marcando um marco histórico no país e tornando-o o maior da União Europeia a adotar leis mais progressistas em relação à cannabis. A partir da meia-noite do dia 1º de abril, os adultos maiores de 18 anos estão autorizados a consumir cannabis legalmente.

As celebrações já começaram em Berlim, com um grupo de pessoas se reunindo no famoso Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo) para comemorar essa mudança histórica. Agora, a Alemanha junta-se a Malta e Luxemburgo como um dos países mais liberais da UE em termos de legislação sobre maconha.

Sob as novas leis, os adultos podem portar até 25 gramas de cannabis seca e cultivar até três plantas em casa. O governo alemão defende que essa medida ajudará a reduzir o mercado ilegal e o consumo entre os jovens, enquanto os críticos expressam preocupações de que o acesso facilitado possa levar a um aumento no consumo, especialmente entre os mais jovens.

Para mitigar os possíveis impactos negativos, a legislação proíbe fumar maconha a menos de 100 metros de escolas, jardins de infância e centros esportivos. Além disso, o Ministério da Saúde planeja investir em campanhas de conscientização para educar a população sobre os riscos associados ao uso da cannabis.

Segundo uma pesquisa divulgada pela CNN, estima-se que cerca de 4,5 milhões de alemães, ou 5,5% da população, consomem cannabis. Entre os adultos, 8,8% relataram ter consumido maconha nos últimos 12 meses, com um aumento significativo para quase 10% na faixa etária de 12 a 17 anos.