Explorando o potencial dos cogumelos

Estudo revela o papel da psilocibina no combate ao alcoolismo

Publicada em 22/03/2024

capa
Compartilhe:

Num esforço pioneiro, pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, estão embarcando em uma jornada de descoberta para entender o papel dos cogumelos no enfrentamento do vício em álcool. Este estudo, visa explorar o potencial terapêutico da psilocibina, o componente ativo encontrado em certas espécies de cogumelos, no tratamento do Transtorno por Uso de Álcool (TUA).

A psilocibina será obtida pela Filament Health, empresa especializada na extração e encapsulamento desse composto. Apesar de sua classificação como medicamento controlado e sua ilegalidade em nível federal, os pesquisadores obtiveram aprovação da Health Canadá para prosseguir com os ensaios clínicos.

O estudo não se limita apenas a observar os efeitos da psilocibina, ele visa entender como esse composto pode melhorar o processo de recuperação, promovendo a reflexão, a autoconsciência e a transformação positiva. Em vez de uma abordagem confrontadora, baseada em coerção e intervenção externa, os pesquisadores estão apostando em uma abordagem mais compassiva e centrada no indivíduo.

Os participantes serão submetidos a sessões de psicoterapia seguidas por uma experiência psicodélica controlada com psilocibina, sob a supervisão de terapeutas qualificados. Esta experiência, embora intensa, é projetada para catalisar uma mudança profunda e duradoura na perspectiva e no comportamento dos participantes.

À medida que este estudo avança, os pesquisadores esperam não apenas expandir nosso entendimento sobre o potencial terapêutico dos cogumelos, mas também desenvolver protocolos padronizados que possam ser aplicados em larga escala. O objetivo final é oferecer uma nova abordagem eficaz para ajudar aqueles que enfrentam o desafio do alcoolismo, abrindo caminho para uma maior compreensão e aceitação da psilocibina como uma ferramenta legítima no arsenal terapêutico moderno.