Uruguay XXI destaca Medical Cannabis Fair 2024 como pilar estratégico para o mercado global da cannabis

Agustín Mimbacas, especialista em promoção de exportações, fala sobre os objetivos a serem alcançados e as estratégias para promover o país como ator-chave no setor

Publicada em 11/04/2024

capa
Compartilhe:

O Uruguai XXI estará presente na Medical Cannabis Fair 2024, principal evento científico e profissional de cannabis medicinal na América Latina, que acontece de 23 a 25 de maio em São Paulo. A participação do Uruguai XXI, em parceria com o Município de Canelones e a Câmara de Empresas de Cannabis Medicinal (CECAM), reflete o compromisso do Uruguai em fortalecer sua presença no mercado de cannabis medicinal.

A feira, que conta com mais de 60 estandes e 100 marcas na área de cannabis medicinal e cânhamo industrial, oferece uma plataforma para empresas do Brasil e de outros países apresentarem suas marcas, medicamentos, tecnologias e produtos inovadores.

Nesta entrevista, conversamos Agustín Mimbacas,  especialista em promoção de exportações no Uruguay XXI, sobre a importância da participação dos uruguaios na MCF24, os objetivos a serem alcançados e as estratégias para posicionar o país como um ator-chave no mercado global de cannabis medicinal.

Faça sua inscrição para a Medical Cannabis Fair aqui!

 

Graphite-2024-04-11-09-23-44.JPEG
Agustín Mimbacas

Confira abaixo a entrevista com o representante do Uruguay XXI.

Primeiramente, fale um pouco sobre a história do grupo e explique brevemente a cena cannabis no Uruguai.

A participação na Feira de Cannabis Medicinal do Uruguai é organizada pelo Uruguai XXI, pelo Município de Canelones e pela Câmara de Empresas de Cannabis Medicinal. Esta não é a primeira feira em que participamos desta forma, mas nos últimos dois anos esta sinergia se repetiu para conseguir a melhor representação possível da indústria uruguaia de cannabis.

Uruguai XXI é o instituto de promoção de exportações, atração de investimentos e marca país do governo uruguaio. O instituto atua junto ao setor desde sua legalização em 2013. No primeiro momento com maior ênfase no foco na atração de investimentos e, mais recentemente, têm sido realizados investimentos, tanto estrangeiros quanto nacionais, com maior ênfase na perspectiva de promoção de exportações. Apoiando empresas do setor na busca de mercados e oportunidades comerciais.

O Município de Canelones é o governo departamental do Uruguai com o maior número de licenças de cannabis concedidas em todo o país. A prefeitura apoia o setor por meio do intercâmbio entre produtores e da participação em atividades de promoção comercial no exterior, como a Feira da Cannabis Medicinal. Canelones é o único departamento do país que disponibiliza produtos derivados sem canabinoides, incluindo bebidas e alimentos à base de sementes de cânhamo.

Por sua vez, a Câmara de Empresas de Cannabis Medicinal (CECAM) é uma das principais referências do setor privado na indústria uruguaia de cannabis. É uma associação civil que salvaguarda os direitos e interesses das empresas de cannabis medicinal, construindo pontes de comunicação entre os membros. Procura contribuir para o desenvolvimento do setor de produção, industrialização, pesquisa, comercialização e exportação de cannabis medicinal.

Hoje existe um ecossistema de aproximadamente cem empresas entre o cânhamo industrial e a cannabis medicinal, com empresas que participam de cada elo da cadeia produtiva, desde a P&D até a produção de medicamentos. Nos últimos seis anos, as exportações acumularam mais de 27 milhões de dólares, atingindo mercados exigentes como Alemanha, Portugal, Israel, Austrália, Nova Zelândia, República Checa e Brasil.

Qual a importância da participação do Uruguai na Feira de Cannabis Medicinal de 2024 em termos de representação do setor uruguaio de cannabis medicinal?

Esta é uma oportunidade incomparável de entrar em contato com um dos mercados mais prósperos da América do Sul. Um número significativo de empresas do ecossistema uruguaio vê o Brasil como um mercado de grande interesse e várias delas já possuem experiência na comercialização de produtos.

Quais são os principais objetivos que o Uruguai pretende alcançar com a sua participação neste evento?

Entre os objetivos da participação estão:
• Posicionamento do Uruguai como potencial fornecedor de produtos medicinais de cannabis e insumos farmacêuticos.
• Geração de oportunidades comerciais para exportação de produtos do setor.
• Atração de investimentos estrangeiros para a cadeia produtiva do setor.
• Conhecer as tendências do mercado.

Como a participação na Feira de Cannabis Medicinal de 2024 pode contribuir para promover internacionalmente a indústria de cannabis medicinal do Uruguai?

Sendo um dos principais eventos de referência da América Latina, o evento é uma excelente oportunidade para posicionar a indústria nacional diante de potenciais compradores/investidores do Brasil e de outras partes do mundo.

Quais inovações ou avanços específicos o Uruguai pretende destacar durante sua participação na feira?

Tendo sido o primeiro país do mundo a legalizar totalmente a indústria da cannabis, juntamente com a estabilidade existente em todas as dimensões como país, a existência de um ecossistema inovador com 10 anos de validade, um histórico sólido em indústrias relacionadas, como farmacêutica e  agroindústria, um sistema de produção sustentável e um forte quadro institucional público-privado continuam a posicionar o Uruguai no cenário internacional como um destino para o investimento estrangeiro, bem como um fornecedor de produtos em novos mercados. 

Como o Uruguai pretende aproveitar a experiência e os contatos adquiridos na Feira de Cannabis Medicinal de 2024 para fortalecer a posição do Uruguai como um ator-chave no mercado global de cannabis medicinal?

Sendo um dos principais eventos de referência da América Latina, o evento é uma excelente oportunidade para posicionar a indústria nacional diante de potenciais compradores/investidores do Brasil e de outras partes do mundo.
 

Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal 
 
Em paralelo a feira acontece o principal congresso relacionado ao uso medicinal da Cannabis, legislação e business do setor. O Congresso contará com mais de 60 professores e speakers que irão abordar temas relacionados ao uso medicinal da Cannabis com aulas e estudos de casos, assim como palestras sobre o desenvolvimento deste mercado, legislação, investimentos e negócios no Brasil e Mundo, trazendo as principais autoridades sobre os temas.

Garanta a sua vaga para o CBCM 2024 aqui!!