Cannabis controla crises convulsivas em cachorra idosa

O tratamento com a planta também ajudou a reduzir o câncer no fígado

Publicada em 03/04/2024

capa
Compartilhe:

Após passar por uma crise convulsiva de forma inesperada, os exames revelaram que Luna, uma cachorra bem animada, estava com câncer no fígado. A princípio, sua tutora, Débora Cristina Milani Lelis, seguiu as instruções da veterinária e começou a medicar a Luna com medicamentos convencionais.

“Os medicamentos receitados não surtiam efeito na Luna, era a mesma coisa que nada. Como eu já conhecia a medicina canábica, pois a filha de uma amiga faz tratamento com a planta, decidi que iria procurar um profissional com essa especialidade e encontrei a veterinária Wendy, ela me orientou em todas as etapas até ajustarmos as doses. O resultado foi a redução significativa das crises e também do câncer”, revela Débora.

 

Para Débora, durante a jornada de tratamento da Luna, a parte mais sensível foi lidar com o preconceito de algumas pessoas que achavam uma loucura ela oferecer cannabis para a cachorra.

“Eu fiz de tudo pela minha cachorra e vi como ela melhorou. Apesar de ser uma cachorra idosa, ela tinha 16 anos e com câncer, ela seguiu se alimentando bem, correndo, brincando, sempre animada. Tenho certeza de que foi a cannabis que garantiu essa qualidade de vida. Sou muito feliz com a escolha que fiz e recomendo a todos esse tratamento, sinto pelas pessoas que, por preconceito, dúvida ou medo, recusam ou mesmo desconhecem a planta”, comenta a tutora.

A veterinária Wendy Majer explica porque a cannabis ajudou na recuperação.  

Snapinsta.app_412014620_1448886122358558_6246254625272877905_n_1080.jpg
Wendy Majer, médica veterinária | Foto: arquivo pessoal 

“Quando usamos os fitocanabinoides da planta, ocorre o influxo de potássio para dentro do neurônio pré-sináptico, fazendo com que os canais de cálcio se fechem e liberem poucos neurotransmissores (glutamato), diminuindo a atividade neuronal excitatória, fazendo parar de convulsionar ou convulsionar menos. A cannabis não é curativa, mas ameniza e regula todo o sinal excitatório, promovendo um relaxamento muscular e um equilíbrio homeostático”, esclarece Wendy.

Hoje em dia, a própria tutora da Luna optou por incluir a cannabis em sua rotina e usa o óleo para controlar as crises de ansiedade e os sintomas da menopausa. Animais e humanos, por possuírem o sistema endocanabinoide, conseguem a regulação dos sistemas vitais e assim, ter mais qualidade de vida.
 

CBCM 2024

O Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, o principal evento da América Latina no campo científico e profissional, está se aproximando, e um dos destaques será o módulo dedicado à medicina veterinária e cannabis. Com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre o uso terapêutico da planta em animais, o evento reunirá renomados especialistas da área para discutir questões jurídicas, integração com a Medicina Veterinária Integrativa e casos clínicos.

Saiba mais