Atletas de destaque do Taekwondo brasileiro utilizam a cannabis para melhorar sua performance dentro e fora do tatame

Projeto TerrAtletas, criado por empresa de cannabis, fornece todo o suporte necessário a Paulo Lacheski e Vitor Mendonça, atletas que utilizam medicamentos à base de cannabis há mais de um ano

Publicada em 11/04/2024

capa
Compartilhe:

Cannabis e esporte combinam? Para os atletas profissionais de taekwondo Paulo Lacheski e Vitor Mendonça, de 21 e 18 anos, respectivamente, a resposta é sim! Segundo os jovens moradores de Atibaia, em São Paulo, o uso de medicamentos à base da planta, iniciado há mais de um ano, tem auxiliado tanto dentro quanto fora dos tatames.

Em fevereiro de 2023, Paulo e Vitor aceitaram o desafio de integrar a equipe do TerrAtletas, iniciativa criada e patrocinada pela empresa Terra Cannabis, em parceria com o Projeto Social Taekwondo Cidadão Campeão, ao qual os atletas já estavam integrados. “No início, tivemos certo receio, pois não conhecíamos a cannabis. Mas tivemos uma reunião com os responsáveis pelo TerrAtletas, eles explicaram tudo, nos tranquilizaram e então aceitamos o projeto”, comenta Vitor.

Impacto da Cannabis

Ambos os atletas utilizam duas gotas diárias de óleo de canabidiol (CBD) + canabigerol (CBG), além de pomada e gel à base de cannabis. Para Vitor, que conquistou sua faixa preta aos 11 anos, o óleo tem um impacto importante em sua concentração e ansiedade. “O medicamento me ajuda muito no dia a dia. Perco o foco facilmente e a cannabis me ajuda a ser mais concentrado em minhas tarefas e treinamentos. O óleo também auxilia no controle da minha ansiedade”.

Já Paulo, faixa preta desde 2016, considera a pomada e o gel como seus favoritos. “O óleo tem ajudado a regular meu sono, consigo descansar mais. No entanto, o melhor benefício da cannabis é a recuperação muscular; antes, a dor durava cerca de três dias, agora não dura nem 24 horas em alguns casos. Sinto muito menos dor”.

Durante os campeonatos, além da melhora causada pela cannabis, os atletas percebem interesse e vontade em iniciar o tratamento por parte de outros competidores. “O gel e a pomada estão sempre conosco; os outros atletas entendem o quanto a cannabis nos auxilia durante a competição, fazem perguntas e, às vezes, até brincam, pedindo para usar”, relata Vitinho, apelido do atleta de 18 anos.

Preconceito

“Sentimos preconceito, não de colegas do esporte, mas de pessoas que não entendem muito sobre cannabis, acham que não tem relação com esporte ou exercício físico. Surgiram algumas brincadeiras”, comenta Paulo ao ser perguntado sobre preconceito após começar a usar a cannabis.

Os atletas utilizam suas redes sociais para divulgar seus treinamentos, competições e uso da planta. Segundo Vitor, havia certo receio de postar, mas esse receio foi perdido com o tempo. “Somos muito sinceros. Não estamos fazendo nada de errado, tudo tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), então por que não divulgar?”.

Além disso, após observar o impacto da cannabis, Vitinho afirma estar conversando com familiares e médicos sobre o uso de medicamentos à base da planta no tratamento da dor crônica de sua avó.

Acompanhamento profissional

A empresa Terra Cannabis, ao criar o projeto, assumiu as despesas relacionadas à inscrição em campeonatos, alimentação, passagens aéreas, hospedagem, salários, importação de medicamentos, questões jurídicas e outros. Além disso, o “Cidadão Campeão”, coordenado pelo mestre White Wagner, tem parceria com a secretaria de Esportes de Atibaia, o que permite acesso gratuito aos treinamentos de taekwondo.

As consultas médicas são realizadas com o Dr. Pedro, médico de Paulo e Vitor e fundador da Clínica CBDdoctrs e do CBDSports. Além disso, o psicólogo Claudinei Silva cuida da saúde mental dos atletas profissionais.

Os profissionais realizam o trabalho com muito cuidado, sempre levando em conta o regulamento de cada competição quanto à cannabis. Segundo Vitor, durante o período de férias — preparação mais intensa —, o Tetrahidrocanabinol (THC) é utilizado.

IMG-20240408-WA0055.jpg
Paulo Lacheski | Foto: Arquivo pessoal

Campeonatos

No sábado (06), os atletas participaram do Arnold Sports — Double Match, maior evento multiesportivo do Brasil, com 10 modalidades. Na ocasião, Paulo sagrou-se bicampeão em sua categoria. Ainda em 2024, os lutadores receberam o prêmio de Destaque Esportivo de Taekwondo, conquistado por meio de ranqueamento nacional. Em agosto do ano passado, os atletas conquistaram o campeonato Sul-Americano de Taekwondo, no Paraguai.

Até aqui, Paulo foi campeão paulista (5x), brasileiro (2x), copa São Paulo (4x), da seleção paulista (3x), copa América (5x), Brasil games (2x) e melhor faixa preta de 2021. Vitor conquistou a copa América, foi campeão paulista (11x), brasileiro (3x), Brasil games, Open Sudeste e regional.

Em junho, o TerrAtletas embarca para a Coreia do Sul para participar do campeonato mundial. A excursão dura cerca de duas semanas e, além da disputa com atletas de outros países, possibilita aos atletas uma experiência cultural. Para auxiliar nos custos, os atletas abriram uma vaquinha.