Histórias de esperança para o Natal

As crianças, a maior parte com idade até dez anos, iniciaram seus tratamentos gratuitos com o canabidiol (CBD), um dos compostos mais conhecidos da cannabis pelas suas ações terapêuticas

Publicada em 25/12/2020

capa
Compartilhe:

CAROLINE VAZ (texto) / CHARLES VILELA (edição)

Este natal será diferente para sete crianças e suas famílias. O projeto CEC 4Kids, lançado em 12 de outubro - dia da criança - pelo Centro de Excelência Canabinoide já tem seus primeiros resultados. As crianças, a maior parte com idade até dez anos, iniciaram seus tratamentos com o canabidiol (CBD) - um dos compostos da cannabis mais conhecido pelas suas ações terapêuticas. Por meio de parceria com empresas fornecedoras do produto, o CBD foi fornecido pelo centro a crianças de famílias que não possuem condições financeiras para arcar com o tratamento com a Cannabis Medicinal, tanto em relação aos custos com os medicamentos quanto ao acompanhamento médico. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WhatsApp e receba primeiro as notícias

A ação realizada no dia das crianças contou com a participação de 12 famílias e a parceria de cinco empresas: TerraCannabis, Central Pharma Care, OnixCann, Carmen’s Medicinals e Korasana. O objetivo é se aproximar dos pacientes, conhecer melhor suas histórias e, a partir daí, ajudá-los com o acesso aos medicamentos, uma vez que as empresas parceiras irão fornecer os produtos gratuitamente para as crianças durante seis meses. “Cada paciente tem uma história e queremos poder ouvi-las”, comenta o CEO o CEC Marcelo Sarro. “Essa foi uma grande oportunidade de marcarmos uma data tão especial para as crianças (12 de outubro) e entregá-las um benefício, que é a qualidade de vida.”

>>> Sechat oferece serviço gratuito para pacientes e médicos prescritores de Cannabis medicinal

Sarro afirma que foram as histórias das crianças que precisavam do medicamento mas não tinham como acessá-lo que levaram o CEC a criar o projeto. “Além da dificuldade com a enfermidade, elas sofrem com uma vida difícil. A maioria (das crianças) é criada pela mãe, e o CEC quer estar perto disso. Estamos fazendo o que a gente pode. As marcas, os médicos, as clínicas e nós tentamos atender os pacientes que precisam e realmente não têm condições de conseguir essa terapia. Foram as histórias pessoais que nos motivaram a criar a ação."

>>> UNIFESP oferece curso gratuito sobre Cannabis Medicinal

O CEO conta que a meta é marcar a data do dia das crianças também em 2021 e, se possível, nos próximos anos que virão, com mais famílias participando do projeto que está sendo responsável por mudar tantas vidas. “Muitas marcas estão nos ajudando a construir essa história. São 6 meses de fornecimento de produto e vamos tentar trabalhar para conseguirmos ter outro parceiros, quem sabe em outro formato, para manter estas crianças no tratamento”, comenta.

>>> Super Live Sechat teve tira-dúvidas sobre Cannabis Medicinal

Abaixo, confira os efeitos do projeto CEC 4Kids na transformação da vida de sete crianças que passaram a ter acesso ao canabidiol através dessa ação conjunta. Os nomes dos pacientes são fictícios para que se possa preservar as identidades das crianças.

Luana (Autismo)

Desde o início do tratamento, Luana obteve melhora significativa na fala - conseguindo pronunciar mais palavras -, melhora cognitiva e conseguiu realizar o desuso total da medicação convencional que fazia anteriormente.

Marcelo (Síndrome de West)

Marcelo apresentou melhora cognitiva significativa desde quando começou a utilizar o canabidiol. Obteve melhora no controle do tronco corporal, realizando maior uso de palavras. Segundo a mãe da criança, este foi o melhor tratamento já realizado em seu filho. Está contente com os resultados e grata, pois nunca tinha conseguido ver evolução no quadro de Nicolas mesmo com outros tipos de tratamentos.       

Gabriel (Autismo)

Gabriel passou a ter maior concentração, está conseguindo formular frases, passou a ter um sono de qualidade, dormindo 8 horas por noite. A mãe relata que desde que o filho nasceu, ele nunca havia conseguido dormir mais de 3 horas seguidas. A grande emoção da mãe de Gabriel foi conseguir assistir um filme inteiro ao lado de seu filho e, ao final do filme, o paciente conseguiu realizar observações sobre fatos apresentados ao longo da história.

Marcela (Paralisia cerebral)

Desde quando Marcela iniciou o uso da Cannabis Medicinal, apresentou melhora na percepção e interação com outras pessoas. Hoje ela está conseguindo se concentrar e entender os comandos passados à ela.

Gabriela (Autismo severo)

Com o canabidiol, Gabriela está menos agitada e nervosa, com melhora na agressividade e irritabilidade. O sensorial da criança também apresentou melhora significativa. Mãe relata que paciente respondeu de forma rápida à medicação à base de cannabis.

Ana Clara (Paralisia cerebral)

Devido a uma complicação, Ana Clara não realizava alimentação via oral há 1 ano e meio, desde que colocou a sonda de gastrostomia. Após o início do tratamento com o canabidiol, ela passou a dormir melhor, está a 52 dias sem convulsão, voltou a se alimentar via oral.

Daniel (Autismo)

Desde que começou o tratamento com o CBD, Daniel obteve uma grande melhora na concentração e percepção, além de, atualmente, demonstrar empatia e outros sentimentos com maior clareza.