História, farmacologia, tratamentos e casos clínicos. Confira o conteúdo do primeiro dia do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal

O Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal será palco de diversas palestras, rodas de debate e networking entre profissionais da saúde do Brasil e do mundo. Confira a programação do primeiro dia do evento.

Publicada em 22/04/2022

capa
Compartilhe:

Por Denise Ricomini.

O Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM), que acontecerá entre os dias 03 e 06 de maio de 2022 no Expo Center Norte, em São Paulo, será palco de diversas palestras, rodas de debate e networking entre profissionais da saúde do Brasil e do mundo.

Serão mais de 70 palestrantes que, ao longo dos quatro dias de evento, abordarão temas relacionados ao uso medicinal da cannabis, assim como o seu desenvolvimento no âmbito de mercado, legislação e negócios.

O primeiro bloco do Congresso, que acontece nos dias 03 e 04 de maio, será inteiramente dedicado à área da saúde. Durante esses dois dias, médicos, pesquisadores e profissionais do setor da saúde irão apresentar e debater as principais descobertas e tendências para o uso da cannabis no tratamento de diferentes patologias, inclusive com estudos de caso.

A abertura será na terça-feira (03) às 13h15, com apresentação de boas-vindas pelo Dr. Pedro Pierro, neurologista, diretor científico do Sechat e curador das palestras do evento.

A seguir, confira a programação completa do primeiro dia do CBCM:


13h45 - 14h15 - A história do Sistema Endocanabinoide e sua farmacologia

Renato Filev

O pesquisador Renato Filev, que atua como Coordenador Científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e Diretor Executivo da CANAPSE, inicia o painel de saúde do CBCM contando a história e a fisiologia do Sistema Endocanabinoide. Depois, ele segue a aula discorrendo sobre as possibilidades de ação farmacológica dos canabinoides na estrutura orgânica humana. De acordo com o especialista, este conhecimento é essencial para os profissionais da saúde compreenderem o papel funcional e a gama de potenciais terapêuticos que envolvem o Sistema Endocanabinoide.


14h15 - 14h45:
Desafios nos tratamentos neurológicos com canabinoides

Renata Monteiro, proprietária da ORTHOFARMA, que também é mãe e paciente de uso medicinal, dará sequência no painel de saúde no primeiro dia do evento.

Renata Monteiro

A farmacêutica, pós-graduada em Cannabis Medicinal, Homeopatia, Cosmetologia e Gestão em Indústria Farmacêutica, também possui especialização em Ciência Psicodélica. Renata divide sua vida profissional entre a administração da farmácia de manipulação com foco em Plantas Medicinais e Fitoterápicos e outras atividades, como elaboração de laudos técnicos como Perita Judicial e assistente técnica, além de consultorias, assessorias e atendimentos farmacêuticos nas áreas de Cannabis Medicinal, terapias ancestrais, psicodélicas e práticas complementares e integrativas. Além disso, ela também é docente nos cursos de pós-graduação em cannabis nas universidades Unyleya, Inspirali e Unifesp. Enfim, Renata Monteiro tem experiência de sobra para compartilhar, vale a pena acompanhar!



Dr. Luís Otávio Caboclo

14h45 - 15h15 - Os cuidados nas interações medicamentosas e vias de administração

"Na aula, vou falar sobre as condições neurológicas que podem ser tratadas com canabidiol e outros produtos derivados da cannabis, incluindo epilepsia, dor crônica, cefaléia, doenças neurodegenerativas, entre outras", diz Dr. Luís Otávio Caboclo, que dá seguimento ao painel do Congresso no dia 03.

O neurologista, que atua como coordenador médico do Setor de Neurofisiologia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e como diretor médico na Zion Med Pharma, possui mestrado em Ciências e Doutorado em Neurologia e Neurociências pela USP. Além disso, ele também é parceiro de pesquisas do Departamento de Epilepsia Clínica e Experimental no Instituto de Neurologia da Universidade de Londres e docente do curso de Neurologia da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.


15h15 - 15h45 - Debates e perguntas

Após a primeira rodada de palestras, a plateia poderá interagir com os profissionais do palco, que debaterão em conjunto sobre todos os temas abordados até o momento. Este será um excelente momento para trazer as suas dúvidas e refletir sobre questões práticas relacionadas à aplicação dos medicamentos à base de cannabis em tratamentos de saúde.Depois da roda de debates, palestrantes e participantes do Congresso seguem para um coffee break de trinta minutos, em que poderão trocar experiências.


16h15 - 16h45 - Os avanços no tratamento de dores através dos canabinoides

Após o intervalo, os congressistas terão a oportunidade de prestigiar uma aula ministrada pelo pioneiro na prescrição de Cannabis Medicinal no Brasil, o neurocirurgião funcional especializado em dor, transtornos de movimentos, epilepsia e cirurgia psiquiátrica, Dr. Pedro Pierro.

Dr. Pedro Pierro

"Eu vou trazer o tema dor na minha aula. É um assunto que eu julgo muito importante, pois é uma das maiores indicações [de canabinoides]", afirma o doutor. Além disso, outros assuntos também serão abordados na palestra, como a crise dos opióides, que já aconteceu nos Estados Unidos e pode ocorrer no Brasil, o Dr. Pierro, então, explicará como a cannabis ajuda a ter um melhor efeito em tratamentos do que essas substâncias, oferecendo menor risco aos pacientes. "Vou trazer dados relevantes da pandemia [de Covid-19] em relação ao uso de opióides, além de explicar sobre como o Sistema Endocanabinóide atua na mensuração da dor", promete.


16h45 - 17h15 - Novas fronteiras no uso de canabinoides no TEA

Dra. Stella Santos

Especialista em neurologia infantil, a Dra. Stella Santos será responsável pela quinta palestra do bloco de saúde no CBCM. Em sua aula, a pediatra abordará o uso do canabidiol nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Segundo a médica, o destaque da apresentação será pautado na análise de dados da literatura científica e casos clínicos pessoais. Além das indicações de uso, ela discutirá com seus colegas a respeito de novas pesquisas e perspectivas clínicas para a Cannabis Medicinal.


17h15 - 17h45 - Canabinoides nos cuidados paliativos oncológicos

Além de sócia fundadora da ANCP e membro dos Comitês de cannabis, Dor em Pediatria e Cuidados Paliativos da SBED, a Dra. Sandra Caires atua como Head do Serviço de Cuidados Paliativos do ACCamargo Câncer Center. Por isso, a neurologista e pediatra foi convidada a liderar a penúltima palestra neste primeiro dia de Congresso, contribuindo com a sua experiência na aplicação de canabinoides em cuidados paliativos oncológicos.

Dra. Sandra Caires

A Dra. Caires, juntamente com o Dr. Pedro Pierro, também é co-autora do livro “Tratado de Dor - Publicação da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor”. Não perca a oportunidade de trocar experiências com estes e outros profissionais referência em Cannabis Medicinal!

Compre seu ingresso por este link e participe do Congresso: congressocannabis.com.br


17h45 - 18h15 - A aplicação dos canabinoides na Medicina Integrativa

Dra. Carolina Nocetti

Com notória carreira - nacional e internacional - a médica e consultora técnica em terapia canabinoide, Dra. Carolina Nocetti, encerra o primeiro dia de palestras no CBCM. A também Coordenadora Internacional da Academia Americana de Medicina Canabinoide tem muito a contribuir com suas experiências adquiridas a partir da participação em projetos nos EUA, Canadá, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Israel e Brasil.

A doutora faz uma comparação dos canabinoides com a Medicina Integrativa, pois ambos atuam no corpo como um todo. Ela espera, portanto, que essa aula possa inspirar outros médicos "a olhar os pacientes não de uma maneira compartimentalizada, mas sim como indivíduo e considerando o potencial na saúde física e emocional de cada um", afirma.


18h15 - 18h45 - Debates e perguntas

Para encerrar o primeiro bloco do Congresso, o Dr. Pedro Pierro volta ao palco para mediar um debate juntamente com Keila Santos, fundadora da Revivid Brasil, marca de produtos derivados da cannabis para uso medicinal; Dr. Guilherme Marques, médico especialista em dermatologia residente do Centro de Excelência Canabinoide (CEC); e Dr. Renan Abdalla, clínico geral dedicado a estudos e pesquisas sobre o Sistema Endocanabinóide.

Keila Santos
Dr. Guilherme Marques
Dr. Renan Abdalla

O bate-papo acontecerá em torno de um caso clínico, que será escolhido na hora, levando em conta as opiniões dos convidados e da plateia, que também participará da conversa.

"No dia 03 a gente vai trazer um caso clínico, que vai ser debatido entre os convidados e a plateia, e também a gente vai responder dúvidas da plateia sobre outros casos. […] Não vai ser nada combinado, programado, as perguntas não são feitas antes, é um caso realmente para levar a discussão pra plateia", diz Dr. Pierro.


Gostou do line-up do primeiro dia? O Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal será bastante robusto em relação ao conteúdo educacional e, ao mesmo tempo, estruturalmente dinâmico para promover debates ricos para todos os participantes.Se você é profissional da área da saúde e prescritor de canabinoides, não pode perder! Agora, se você ainda não prescreve medicamentos à base de cannabis, essa é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos sobre o assunto.

Compre seu ingresso por este link e participe do Congresso: congressocannabis.com.br