Estruturas robustas de cânhamo podem ser a futura construção ecológica

Como os desastres ambientais estão aumentando, precisamos buscar construções sustentáveis, e o cânhamo pode ser a resposta.

Publicada em 20/12/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria, tradução e edição Sechat, com informações de High Times

O cânhamo pode ser o material de construção que acelera a indústria sustentável. O ano de 2020 marcou um período de tempo devastador por inúmeras razões. Entre o panteão de dor estava o imenso dano causado por desastres naturais. No início de 2021, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) divulgou seu relatório de desastre de um bilhão de dólares, chamando 2021 de um “ano histórico de extremos”. 

Mais precisamente, os EUA viram desastres em um nível nunca antes visto naquele ano, testemunhando 22 desastres climáticos de bilhões de dólares. De granizo a incêndios florestais, furacões e muito mais, casas, empresas e outros edifícios importantes foram arrasados ​​na destruição - e inúmeras vidas foram perdidas. 

O cânhamo não surgiu muito nos esforços de reconstrução. No entanto, um artigo no final de agosto em The Hill, do Professor Associado da Universidade da Flórida, Benjamin Hebblethwaite, defendeu o cânhamo e o bambu no Haiti. Hebblethwaite chamou as estruturas de concreto de inseguras, observando que o clima intenso na ilha pode enfraquecer o concreto diluído, aumentando o potencial de colapsos. Como material de substituição, ele citou a capacidade do cânhamo de criar concreto leve, que pode ser usado para isolar casas e construir tijolos. 

Como os EUA, Hebblethwaite citou leis que chamou de draconianas para banir o recurso renovável. 

Enquanto as nações se reconstroem a partir de um desastroso 2020, os materiais do cânhamo poderiam fornecer uma solução ecológica e mais eficiente? 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O cânhamo oferece potencial de construção em muitas instâncias

Como o consumo de cannabis, usar cânhamo para concreto não é um cenário que serve para todos. Para algumas situações, dependendo das necessidades de construção, incluindo leis locais, orçamento e outros fatores, o cânhamo pode ser uma opção ideal para reconstruir ou ao iniciar novos projetos. 

Fontes mencionaram uma série de benefícios do uso do cânhamo. Jacob Waddell, presidente da Associação de Construção de Cânhamo dos Estados Unidos, disse ao High Times que a utilização do cânhamo usa materiais de construção sequestrantes de carbono, substituindo as opções atuais que ele disse serem insustentáveis. 

“Ao utilizar um produto agrícola para nossos materiais, estamos prendendo o carbono absorvido durante o crescimento da planta e preservando-o no prédio”, disse Waddell. 

Volodymyr Barabakh, co-fundador e diretor de projeto da Fortress Home, com sede em Chicago, disse que o cânhamo funciona particularmente bem em condições úmidas, pois é mais respirável do que o concreto. Observando que a maioria dos lugares nos Estados Unidos são propensos a desastres naturais, especialmente inundações e furacões, e têm verões úmidos, ele vê o cânhamo potencialmente ajudando em futuras construções. 

“De um ponto de vista puramente estrutural, há definitivamente um caso de uso para concreto de cânhamo para projetos de reconstrução de desastres”, afirmou Barabakh. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Waddell disse que as casas com tendência a mofo podem ter riscos para a saúde reduzidos quando construídas com cânhamo. Ele acrescentou que as áreas sujeitas a incêndios também poderiam se beneficiar de uma habitação à base de cânhamo. 

“O cânhamo é uma opção resistente ao fogo que pode evitar a perda total de moradias que ocorre quase que anualmente em alguns lugares”, afirmou. 

Jim Higdon, o cofundador da Cornbread Hemp, sediada em Kentucky, disse que o cânhamo tem “enorme potencial” na construção. Ele citou os benefícios ecológicos da planta, observando sua capacidade de crescer mais rápido do que as árvores e sua colheita anual. 

“Seja como substituto do concreto ou da madeira, o cânhamo tem um potencial enorme”, afirmou. 

Jeff Sampson é o fundador e CEO do Everscore do mercado de THC e CBD. Ele acredita que o cânhamo deve estar na mistura na hora de construir estruturas sustentáveis. Sampson, que também atua como diretor não executivo da Native American Cannabis Alliance, acredita que a planta “deve ser considerada seriamente por qualquer pessoa envolvida nos esforços de reconstrução, desde arquitetos e empreiteiros até proprietários e administradores”.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Proibição provavelmente reduzindo a conscientização do mercado, aumentando os custos

O cânhamo pode ser um componente de construção ideal em muitos casos. Mas, por enquanto, seus pontos fracos dificultam o apelo de massa. 

Waddell disse que sua indústria ainda precisa lidar com questões de desempenho e custos não ideais. Ele citou a guerra às drogas e décadas de proibição que limitava a venda legal do cânhamo ou a pesquisa e desenvolvimento adequados. 

“À medida que a inovação ocorre e nos aproximamos das economias de escala, os produtos de maconha têm potencial para ser os melhores produtos para construção do mercado”, afirmou. 

Não é fácil avaliar o custo real do cânhamo para um projeto de construção. O cânhamo doméstico custa normalmente entre US$ 100 e US$ 200 por metro quadrado, dependendo da empresa. Embora você possa economizar dinheiro fazendo seu próprio concreto de cânhamo a partir de hurds não processados, o custo da mão de obra e o esforço adicional geralmente tornam essa opção indigna para a maioria. 

Barabakh elaborou, afirmando que sem muita demanda de mercado, o custo para projetos de concreto de cânhamo continua alto. 

“Não é popular o suficiente para termos atualmente a infraestrutura para produzi-lo em escala”, disse ele. Barabakh explicou ainda que, até que os juros possam ajudar a reduzir os custos, o concreto de cânhamo é normalmente usado apenas em projetos “inovadores”. 

Waddell acrescentou que a lei dos EUA cria problemas adicionais para a fábrica, apesar de sua legalização em 2018. Ele citou os testes de canabinoides e a falta de inclusão do cânhamo nos códigos de construção como pontos de discórdia atuais para o mercado. Ele observou que os testes de colheita e o limite de THC para o cânhamo devem obedecer. 

“Se essas plantas forem colhidas corretamente, serão colhidas antes de florescerem, mas ainda assim, toda a safra de fibra pode ser destruída se a planta tiver um nível de THC acima de 0,3%”, explicou ele. 

Ele considera as leis atuais um risco para os investimentos, afirmando que acredita que as leis de teste não devem se aplicar a plantas destinadas a produtos finais de fibra ou grãos. 

Ele acrescentou que o USHBA está trabalhando para incluir o cânhamo nos códigos de construção, tornando-o potencialmente uma opção mais viável para projetos habitacionais. Ele direcionou os leitores ao site do grupo para obter mais informações. Eles também lançaram um GoFundMe para atingir seu objetivo. 

O cânhamo não é provavelmente um fator nos esforços de reconstrução de hoje

Fontes dizem que acreditam que o cânhamo será usado em mais projetos de construção nos próximos anos. No entanto, esse dia ainda não está chegando. Como os custos continuam altos e as regulamentações impedem que o cânhamo se torne viável para a maioria dos projetos, é provável que continue a ser uma opção de nicho cara para empreendimentos sustentáveis. Portanto, é improvável que os esforços atuais de reconstrução nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar incluam o concreto de cânhamo. 

Ainda assim, as fontes permanecem otimistas para o futuro. “Neste ponto, as barreiras são mais sobre consciência e percepção do que técnicas”, disse Sampson. “O maior interesse do consumidor por produtos e processos renováveis ​​e sustentáveis ​​torna o cânhamo difícil de ignorar”, acrescentou. 

“Para aumentar nossa participação no mercado geral, precisamos aumentar o reconhecimento do cânhamo como um material de construção de alto desempenho viável”, disse ele. A tarefa é imensa para uma única empresa, mas ele acredita que a indústria pode atingir a meta se todos trabalharem juntos.