ProColombia pode ajudar a fortalecer comércio de cannabis com o Brasil
“O mercado brasileiro, sem dúvida, vai se consolidando cada vez mais como um dos mais importantes para o setor no país”, destacou Luis Carlos Velásquez
Publicada em 26/11/2025

ProColombia entra em ação para garantir presença colombiana no setor de cannabis do Brasil | CanvaPro
Em um movimento que pode fortalecer a relação comercial de cannabis entre Brasil e Colômbia, o ProColombia — agência oficial de promoção do comércio exterior — anunciou que pode intervir diretamente para ampliar as oportunidades de negócios no setor de cannabis medicinal e industrial no mercado brasileiro
A confirmação veio de Luis Carlos Velásquez, assessor de exportações da entidade, em entrevista exclusiva ao Sechat, direto de Bogotá.
Ação imediata contra entraves
Segundo Velásquez, o ProColombia atuará como intermediário entre as empresas e o governo colombiano. O primeiro passo será abrir diálogo com o Fondo Nacional de Estupefacientes, apresentando as dificuldades relatadas pelos exportadores.
“Desde o ProColombia, nós manejamos uma interlocução com diferentes entidades do Estado. Vamos fazer um acercamento com o objetivo de fazer chegar as preocupações que têm as empresas colombianas sobre alguns inconvenientes que se apresentaram nas exportações ao Brasil”, afirmou.
Brasil: mercado-chave na região
O ProColombia reforçou sua confiança na indústria colombiana de cannabis, apoiada pela agência desde seus primeiros passos, há cerca de oito anos.
O Brasil é visto como um dos pilares da estratégia internacional, ao lado de mercados como Austrália, Alemanha e Suíça. “O mercado brasileiro, sem dúvida, vai se consolidando cada vez mais como um dos mais importantes para o setor no país”, destacou Velásquez.
De Bogotá para a Cannabis Fair
O ProColombia pode ajudar a ampliar a presença do país no ecossistema brasileiro. Velásquez citou a Cannabis Fair, considerada pela agência como a feira mais relevante do setor na América Latina.
A participação colombiana já está em avaliação. A ideia é viabilizar, em breve, missões exploratórias ou até um stand institucional, oferecendo uma vitrine de alto nível para empresas que buscam expandir sua atuação no Brasil.
Assista a entrevista na íntegra:


