Nike lança modelo de tênis feito de cânhamo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Ray Piedra/Pexels)

Por João R. Negromonte

Apostando na criação de produtos biodegradáveis, a Nike lançou recentemente duas linhas (uma infantil e uma para adultos) feitas de cânhamo. Os modelos Blazer Mid ’77 e Air Force 1 Low são feitos a partir das fibras da planta e contam com um solado fabricado com materiais reciclados, ou seja, um produto totalmente sustentável.

Outra marca que também possui tênis desse tipo é a Adidas. A linha chamada de Happy 420 substitui o algodão por fibras de cânhamo no tecido do calçado.

Mas como adquirir esses produtos? 

Bem, hoje a legislação brasileira não permite o cultivo do cânhamo em território nacional, entretanto a importação de insumos para a comercialização de produtos derivados da planta já é uma realidade. Marcas como Greenco e Reserva produzem camisetas utilizando fibras de algodão e cânhamo, com o intuito de comercializar peças mais sustentáveis, uma vez que a fibra necessita de menos água e menos produtos químicos para sua produção, quando comparado com outras culturas, além de ter maior resistência e durabilidade.

Esses produtos são encontrados facilmente na internet e nas lojas físicas oficiais das marcas, podendo ser adquiridos por qualquer pessoa sem nenhuma restrição. 

Apesar dessa pauta ainda caminhar a passos lentos no nosso país, o mercado global não para de desenvolver cada vez mais produtos que respeitam a natureza. Porém, estamos longe de um cenário ideal, pois a maioria esmagadora desses produtos ainda são produzidos totalmente com materiais que degradam o meio ambiente, como o poliéster ou algodão.

Já o cânhamo, pode servir para diversas utilidades como construção civil, indústria têxtil, produção de baterias e, segundo estudos, também pode funcionar como reparador de solos degradados pela mineração, coletando a maioria dos metais pesados contidos neste ambiente e armazenado nas folhas, deixando o caule, com pouquíssimo ou quase nenhum resíduo do tipo. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese