Ministro Osmar Terra ataca diretor do portal Sechat após entrevista à Folha de SP

Político faz acusação falsa de que o neurocirurgião Dr. Pedro Pierro Neto faz lobby para “lucrar com o consumo de maconha"

Publicada em 02/01/2020

capa
Compartilhe:

O ministro da Cidadania, Osmar Terra (MBD), atacou o sócio e diretor científico do portal Sechat em uma rede social, nesta semana. O político criticou uma entrevista do Dr. Pedro Antônio Pierro Neto à Folha de São Paulo em que o médico fala sobre “os altos e baixos da Cannabis medicinal em 2019 e as perspectivas para 2020”.

"Continua funcionando na imprensa o lobby de promoção da maconha! Alguém tem que dizer a este senhor que tanto a Lei quanto o Conselho Federal de Medicina proíbem a venda e o uso da maconha. É crime!", escreveu o ministro no Twitter.

A afirmação do político, no entanto, é falsa, já que a Anvisa regulamentou a produção e venda de derivados de Cannabis em farmácias. Além disso, já são 11 mil autorizações da agência que permitem a importação de produtos à base de maconha, 57 HCs que permitem o plantio doméstico, bem como incontáveis ações judiciais que obrigam o SUS a custear o tratamento à base da planta.

Após a publicação, Osmar Terra voltou a atacar o diretor do Sechat com a falsa acusação de "lucrar com o consumo de maconha", confundindo propositalmente o uso terapêutico da Cannabis com consumo recreativo da droga.

"O Dr. Pierro aqui, em vez de pesquisar e ter evidências robustas do efeito medicinal de algumas moléculas da maconha (2 ou 3 entre 480 moléculas que causam graves danos ao cérebro), já optou por ganhar dinheiro com o lobby. Criou várias empresas para lucrar com o consumo da maconha!"

Dr. Pierro é formado em Medicina e Residência em Neurocirurgia Funcional. Se dedicou ao segmento de dor e ao método canabidiol, sendo um dos primeiros médicos a prescrever no Brasil, há 6 anos. É membro da Sociedade Brasileira para estudo da Dor (SBED) e Inter-Americana de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Além de diretor do portal Sechat, também é sócio e fundador da The Green Hub, uma aceleradora de startups de Cannabis medicinal.

"Senhor ministro, assim como você, também tenho formação em Medicina, porém me especializei em neurocirurgia funcional e dor. Estudo sobre Cannabis há algum tempo e tenho pacientes com melhoras extraordinárias com a terapia. Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida científica sobre o assunto com o senhor. Feliz 2020!", respondeu Dr. Pierro.

O Sechat tenta, desde agosto, uma entrevista com o ministro Osmar Terra através de sua assessoria de imprensa e do e-mail de comunicação do Ministério da Cidadania.

Esta não é a primeira vez que Osmar Terra usa informações falsas sobre a maconha. Em agosto, a agência de checagem de fatos Lupa analisou os dados repetidos no discurso do político contra a legalização da planta e contabilizou duas mentiras, duas falas imprecisas e uma exagerada. Apenas uma afirmação do ministro fora verdadeira.

No portal Sechat, a seção ‘doenças’ traz estudos científicos sobre os benefícios da Cannabis em 13 patologias diferentes. Os estudos mostram que o THC também é medicinal, assim como outros canabinoides. Porém, o risco de efeitos colaterais existe, assim como qualquer fármaco.

Leia também

https://www.sechat.com.br/abrace-entra-com-acao-no-stf-contra-osmar-terra-por-alegacao-que-ong-forneceria-maconha-ao-trafico/