Cannabis oferece alívio imediato da náusea, mostra novo estudo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
O alívio dos sintomas tornou-se estatisticamente significativo após apenas 5 minutos e continuou a aumentar com o tempo (Foto: Reprodução/Forbes/Lelen Ruete)

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Forbes (Javier Hasse)

As evidências científicas em torno dos benefícios terapêuticos da cannabis continuam a se acumular. Elas acabam confirmando o que muitos descobriram ao longo de anos de experimentação e acúmulo de evidências informais.

Mas agora, um novo estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Novo México, nos EUA, descobriu que a flor e os concentrados de cannabis são eficazes no alívio dos sintomas da náusea. O estudo revisou os dados coletados por meio do aplicativo Releaf. Como resultado, descobriu que mais de 96% dos indivíduos no estudo relataram alívio dos sintomas. Na verdade, os indivíduos revelaram uma diminuição na gravidade da náusea em quase 4 pontos na escala visual analógica de 0 a 10 em uma hora após o consumo.

>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM

Curiosamente, o alívio dos sintomas tornou-se estatisticamente significativo após apenas 5 minutos e continuou a aumentar com o tempo.

“Nossos resultados mostram que a cannabis é usada para tratar náuseas com uma alta taxa de eficácia”, conforme disse Sarah See Stith, professora assistente de economia da UNM que co-liderou o estudo junto com Jacob Vigil, professor associado de psicologia da UNM.

No entanto, ela alertou, “existem preocupações de que sua eficácia em relação às opções convencionais pode induzir populações de alto risco, como mulheres grávidas e crianças, a consumir cannabis”.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Entendendo a náusea

A náusea é uma doença relativamente comum. No entanto, muitas vezes é difícil tratar usando métodos convencionais, como remédios à base de ervas e medicamentos prescritos.

Sobretudo, a maioria dos produtos antieméticos convencionais tem efeitos colaterais moderados. Mas também tendem a oferecer alívio limitado para o tratamento de náuseas e não são eficazes para todos os pacientes. Terapias alternativas como acupuntura e acupressão mostram poucas evidências de efeitos colaterais perigosos, mas oferecem eficácia limitada.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Antes deste estudo, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina (NASEM) já haviam incluído os canabinoides em sua lista dos mais fortes agentes disponíveis para a náusea induzida por quimioterapia. O estudo da UNM confirmou que a cannabis é um tratamento eficaz e de ação rápida para a sensação de náusea.

O estudo em detalhe

A pesquisa, intitulada “A eficácia dos produtos de cannabis comuns para o tratamento da náusea”, foi publicado no Journal of Clinical Gastroenterology.

Ele observou 2.220 sessões de autoadministração de cannabis relatadas anonimamente por 866 pessoas. Elas rastrearam seu uso de cannabis para controlar a náusea no aplicativo Releaf.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Os resultados sugerem que a grande maioria dos pacientes que usam cannabis como um tratamento para náuseas provavelmente experimentam alívio em um período de tempo relativamente curto.

Deve-se notar, entretanto, que o nível de eficácia varia de acordo com as características dos produtos consumidos.

  • Os produtos mais eficazes para alívio imediato parecem ser flores e concentrados de cannabis, rotulados como C. sativa ou “híbrido”.
  • As taxas de THC/CBD baixas foram geralmente associadas a um maior alívio dos sintomas em um curto período de tempo, como 5 minutos.

“É ótimo fornecer dados que ajudem a validar afirmações anedóticas que existem desde sempre em relação à eficácia da cannabis para controlar as náuseas”, concluiu Keenan Keeling, CEO da MoreBetter Ltd., a empresa por trás do aplicativo Releaf. “No entanto, com a ampla gama de condições que podem causar náuseas, fica claro que mais estudos e dados são necessários e esperamos contribuir com esses esforços.”

Confira outros conteúdos sobre os benefícios da cannabis medicinal publicados pelo Sechat:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese