Uso de cannabis medicinal associado a melhorias no transtorno de ansiedade

Novos dados revelaram que os medicamentos à base de cannabis podem ser uma opção de tratamento útil para pacientes com transtorno de ansiedade generalizada

Publicada em 07/01/2022

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de Canex

Os pesquisadores identificaram melhorias clinicamente significativas nos resultados específicos da ansiedade em períodos de tratamento de médio prazo. Os dados foram coletados por meio do Registro de Cannabis Médica do Reino Unido sobre o primeiro grupo de pacientes a quem foi prescrito cannabis medicinal como um tratamento de ansiedade.

Um total de 67 pacientes com transtorno de ansiedade generalizada foram incluídos na análise final, detalhando a qualidade de vida de médio prazo e os resultados de segurança. A revisão usou medidas de resultados relatados pelo paciente para determinar as mudanças na qualidade de vida entre a amostra de pacientes após o início do tratamento com cannabis medicinal.

Os dados foram publicados recentemente na revista especializada 'Expert Review of Clinical Pharmacology'.

A amostra do paciente

A média de idade dos pacientes da amostra foi de 38 anos, com maior probabilidade de os pacientes serem do sexo masculino (67%) do que do sexo feminino (33%). Além disso, apenas uma minoria dos pacientes (21%) nunca havia usado cannabis antes. Todos os pacientes incluídos na amostra foram diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada e receberam uma receita de cannabis medicinal pela Sapphire Medical Clinics .

Resultados de Qualidade de Vida

Os pesquisadores identificaram melhorias significativas nos resultados relatados pelos pacientes em relação à qualidade de vida. As medidas incluíram Escala de Transtorno de Ansiedade Geral (GAD-7), EQ-5D-5L (uma medida de qualidade de vida relacionada à saúde) e Escala de Qualidade do Sono (EQS) em um, três e seis meses.

As medidas de resultados relatados pelos pacientes mostraram melhorias estatisticamente significativas na qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes um, três e seis meses após o início do tratamento. Melhorias clinicamente significativas na ansiedade autorreferida, de acordo com questionários validados, também foram observadas.

No início do estudo (antes do início do tratamento medicamentoso com cannabis), a pontuação média de ansiedade era 'moderada a grave'. Isso foi reduzido para 'leve' em um, três e seis meses após o tratamento. Os pacientes também experimentaram melhorias na qualidade autorrelatada.

Conclusões

Essas descobertas baseiam-se nos dados coletados por meio de ensaios clínicos randomizados em transtorno de ansiedade social, bem como em estudos pré-clínicos. Além disso, isso corrobora os achados anteriores do UK Medical Cannabis Registry em pacientes com todas as condições que também experimentaram uma melhora em sua ansiedade generalizada.

Há evidências de que houve um aumento da ansiedade - principalmente entre os jovens - durante a pandemia de COVID-19. Embora existam terapias farmacêuticas e psicológicas eficazes para o transtorno de ansiedade generalizada, permanece a variabilidade na resposta e na tolerância aos efeitos colaterais. Portanto, a pesquisa sobre a cannabis medicinal como um potencial tratamento da ansiedade continua a ganhar interesse.

O Dr. Simon Erridge, Chefe de Pesquisa e Acesso da Sapphire Medical Clinics, comentou: “Considerando a crescente incidência de ansiedade entre a população em geral, é importante que continuemos a explorar novos tratamentos para ansiedade.

“O UK Medical Cannabis Registry tem como objetivo fornecer evidências do mundo real dos resultados e da segurança de pacientes com prescrição de cannabis medicinal.

“Isso será cada vez mais importante à medida que a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde introduziu orientações para incorporar seu uso junto com ensaios clínicos randomizados para ajudar a acelerar as decisões de licenciamento de medicamentos”.