Psilocibina estimula o crescimento de conexões neurais perdidas na depressão

Estima-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas sejam atingidas por diferentes tipos de depressão em todo o mundo

Publicada em 09/07/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex

A droga psicodélica psilocibina, um composto natural encontrado em alguns cogumelos, tem sido estudada há anos como um potencial tratamento para a depressão. Mas exatamente como ele funciona no cérebro e por quanto tempo os resultados benéficos podem durar ainda não está claro.

Em um novo estudo, os pesquisadores de Yale mostram que uma única dose de psilocibina administrada a camundongos provocou um aumento imediato e duradouro nas conexões entre os neurônios. As descobertas foram publicadas em 5 de julho na revista Neuron.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Não vimos apenas um aumento de 10% no número de conexões neuronais, mas também elas eram, em média, cerca de 10% maiores, então as conexões também eram mais fortes, disse Alex Kwan de Yale , professor associado de psiquiatria, neurociência e autor do artigo.

Experimentos laboratoriais anteriores haviam se mostrado promissores que a psilocibina, assim como o anestésico cetamina, podem diminuir a depressão. A nova pesquisa de Yale descobriu que esses compostos aumentam a densidade das espinhas dendríticas, pequenas protuberâncias encontradas nas células nervosas que auxiliam na transmissão de informações entre os neurônios. Sabe-se que o estresse crônico e a depressão reduzem o número dessas conexões neuronais.

Usando um microscópio de varredura a laser, Kwan e o primeiro autor Ling-Xiao Shao , um associado de pós-doutorado na Escola de Medicina de Yale, investigaram espinhos dendríticos em alta resolução e os rastrearam por vários dias em ratos vivos. Eles encontraram aumentos no número de espinhas dendríticas e em seu tamanho dentro de 24 horas após a administração de psilocibina. Essas mudanças ainda estavam presentes um mês depois. Além disso, camundongos submetidos ao estresse mostraram melhorias comportamentais e aumento da atividade dos neurotransmissores após receberem psilocibina.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Para algumas pessoas, a psilocibina, um composto ativo dos “cogumelos mágicos”, pode produzir uma experiência mística profunda. O psicodélico era um grampo das cerimônias religiosas entre as populações indígenas do Novo Mundo e também uma droga de uso adulto.

Podem ser os novos efeitos psicológicos da própria psilocibina que estimulam o crescimento das conexões neuronais, disse Kwan.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

“ Foi uma verdadeira surpresa ver essas mudanças duradouras com apenas uma dose de psilocibina”, disse ele. “Essas novas conexões podem ser as mudanças estruturais que o cérebro usa para armazenar novas experiências.”

Confira outros conteúdos sobre o uso psilocibina publicados pelo Sechat:

https://www.sechat.com.br/primeira-instalacao-de-pesquisa-e-cultivo-de-cogumelos-produtores-de-psilocibina-e-inaugurada-na-jamaica/
https://www.sechat.com.br/startup-alema-que-oferece-tratamentos-com-psicodelicos-estima-valer-23-bilhoes-de-dolares/
https://www.sechat.com.br/formulacao-de-cannabis-medicinal-e-cogumelo-pode-matar-celulas-de-cancer-de-mama/