Paraná cria a segunda associação para promover o uso medicinal da cannabis

A associação possuirá 3 frentes: acolhimento e direcionamentos dos pacientes, intervenções na sociedade a fim de acabar com o preconceito e o apoio jurídico

Publicada em 24/02/2021

capa
Compartilhe:

Caroline Vaz (texto) / Charles Vilela (edição)

Foi criada em Apucarana, no Paraná, a associação Cura em Flor, que busca viabilizar o acesso do uso medicinal da cannabis na região e defende o uso terapêutico da planta na melhora da saúde e bem-estar de quem a necessita. A entidade é a segunda no estado a tratar da temática. A primeira associação tem sede no município de Maringá.

O evento de lançamento da entidade ocorrerá hoje (24), às 19h, de forma totalmente virtual e gratuita. A todos que queiram participar, basta acessar o link no horário previsto. 

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

A enfermeira e uma das fundadoras da associação, Jackeline Aristides, conta que a vontade de criar uma associação de cannabis medicinal existe há anos, o que foi intensificado depois de ver relatos de pessoas em sua família que fizeram uso da planta para tratar algumas doenças e condições. 

A partir daí, já vinha orientando algumas pessoas em relação ao acolhimento e mobilização para quebras de preconceitos, além de orientação, também, em questões jurídicas, como a obtenção de Habeas Corpus.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

“Essa vontade cresceu mais ainda quando fiz o curso do Padre Ticão, da Unifesp, em novembro de 2020. Como trabalho de conclusão, eu e uma amiga produzimos o estatuto da associação”. Desde então, Jackeline vem organizando a criação da associação, que se consolidou, formalmente, hoje.

Hoje a associação conta com profissionais das mais diversas áreas, como enfermeiros, psicólogos, cultivadores e advogados. ”Nós trabalharemos com 3 linhas de atuação: o acolhimento e direcionamento dos pacientes à associações que vendem os medicamentos, intervenções sociais, como rodas de conversa, a fim de quebrar os estigmas e preconceitos (acerca da planta), e apoio jurídico”, conta Jackeline.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

A Cura em Flor é pioneira na região, sendo a segunda associação do Paraná e a primeira instalada no norte do estado.

Confira outros conteúdos sobre associações de cannabis publicados pelo Sechat:

https://www.sechat.com.br/associacao-de-pacientes-recebe-o-primeiro-habeas-corpus-coletivo-para-cultivo-de-cannabis-para-fins-medicinais/
https://www.sechat.com.br/dificuldade-de-familiar-acessar-a-cannabis-medicinal-inspira-criacao-de-associacao-no-espirito-santo/
https://www.sechat.com.br/espirito-santo-tem-a-primeira-associacao-de-cannabis-medicinal/