Os benefícios do uso medicinal da cannabis para Parkinson

No geral, 54% dos autorrelatados usuários de cannabis mencionaram um benefício clínico para o uso de cannabis medicinal. Isso foi, em média, maior em usuários mais frequentes (79%) do que em usuários ocasionais (67%) ou naqueles que utilizaram a cann

Publicada em 15/02/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex (Emily Ledger)

As pesquisas sobre o uso medicinal da cannabis vêm se destacando como resultado de muitos testes mostrando o potencial da planta para uma série de condições e doenças. Do mesmo modo, a pesquisa sobre o uso da maconha para fins medicinais para o tratamento da doença de Parkinson está em andamento, com um estudo recente mostrando que os pacientes relatam a cannabis como um método eficaz para controlar os sintomas da doença.

O estudo, que foi publicado no Journal of Parkinson's Disease, é considerado o maior estudo que analisa as opiniões dos pacientes sobre a terapia com cannabis para a doença de Parkinson. Os participantes foram recrutados em toda a Alemanha usando o jornal de membros da Associação Alemã de Parkinson.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

A cannabis medicinal como opção terapêutica para a doença de Parkinson foi aprovada na Alemanha em 2017. O medicamento pode ser prescrito a pacientes com sintomas graves associados à doença quando outras opções de tratamento falharam ou causaram muito desconforto ou efeitos colaterais.

O que é a doença de Parkinson?

Em suma, a doença de Parkinson afeta certas células nervosas do cérebro, causando seu colapso ou morte. A perda de neurônios que criam a dopamina é a causa de muitos dos sintomas da doença. Como resultado, os sintomas de Parkinson podem incluir tremores, rigidez e perda de movimento.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Outros sintomas associados ao Parkinson podem incluir demência, fadiga, distúrbios do sono e depressão.

Estudos sugerem que as manifestações físicas do Parkinson são, na verdade, os estágios finais de um distúrbio multissistêmico em evolução. A National Parkinson's Foundation sugere que os sintomas motores da doença de Parkinson (DP) só começam a se manifestar quando a maioria das células cerebrais produtoras de dopamina já estão danificadas.

Portanto, quanto mais cedo a DP é diagnosticada, maiores são as chances de retardar a progressão da doença.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O estudo

Os pesquisadores elaboraram um questionário para ser distribuído por meio de edições do jornal da Associação Alemã de Parkinson a partir de março de 2019. O questionário também foi distribuído a pacientes que visitaram seu ambulatório de distúrbios de movimento de 4 de março a 21 de abril de 2019.

Um total de 1.348 respostas foram analisadas para uso no estudo. A idade média de todos os participantes foi de 71,6 anos e a duração média da doença foi de 11,6 anos. Dos entrevistados, 15% relataram ser usuários de maconha. Dos usuários, 13,9% registraram uso regular, 32,2% eram usuários ocasionais e 42,6% já experimentaram uma vez.

>>> Sechat divulga gratuitamente serviços de 118 médicos prescritores de Cannabis Medicinal

No geral, 54% dos auto-relatados usuários de cannabis relataram um benefício clínico para o uso de cannabis medicinal. Isso foi, em média, maior em usuários mais frequentes (79%) do que em usuários ocasionais (67%) ou naqueles que utilizaram a cannabis apenas uma vez (25%).

Além disso, mais da metade dos que usaram cannabis relataram que ela era mais eficaz do que a levodopa (medicamento para Parkinson) e os agonistas da dopamina na melhora dos sintomas associados à doença. Outros 23% consideraram a cannabis medicinal tão eficaz quanto os tratamentos alternativos.

Confira outros conteúdos sobre os benefícios da cannabis publicados pelo Sechat:

https://www.sechat.com.br/nos-eua-metade-das-pessoas-com-asma-relata-o-uso-de-cannabis/
https://www.sechat.com.br/cannabis-reduz-a-pressao-arterial-em-pessoas-mais-velhas-revela-estudo/
https://www.sechat.com.br/os-beneficios-da-cannabis-medicinal-para-gatos/