Cannabis pode ajudar a estudar?

Como estudantes universitários estão (supostamente) usando a maconha para melhorar o foco, a criatividade e combater o estresse acadêmico

Publicada em 18/11/2025

cannabis pode ajudar a estudar?

Um estudo de 2020 revelou que quase metade dos estudantes universitários nos Estados Unidos admitiram ter usado cannabis no último ano.. Imagem: Canva Pro

Estar na faculdade tornou-se sinônimo de experimentar substâncias psicoativas, e a cannabis é sem dúvida a mais popular. Mesmo para estudantes de pós-graduação, a cannabis provou ser uma companheira essencial por muitos motivos. Um deles é que ela os ajuda a estudar, além de a relaxar do estresse acadêmico.

Um estudo de 2020 revelou que quase metade dos estudantes universitários nos Estados Unidos admitiram ter usado cannabis no último ano. Embora não se saiba ao certo se o aumento no consumo de cannabis foi impulsionado pela pandemia, a descoberta mais notável é que ela ajudou a reduzir o consumo de álcool.

“A pandemia parece ter transformado a maconha em uma forma alternativa de escapar da monotonia do isolamento”, explicou Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos EUA (NIDA). “Ela tornou a vida mais entediante, mais estressante. Então, se as drogas permitem que você experimente esse estado de espírito completamente diferente, eu me pergunto se isso seria um fator que leva as pessoas a usá-las.”

O estudo, intitulado "Monitorando o Futuro", foi financiado pelo NIDA (Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas dos EUA) e analisou o uso de drogas entre estudantes universitários e não universitários desde 1980, com foco na faixa etária de 19 a 22 anos. Os pesquisadores descobriram que 44% dos estudantes universitários admitiram ter usado cannabis em 2020; um aumento drástico em relação aos 38% registrados em 2015. Eles também observaram um aumento no uso "diário ou quase diário".

Embora o estudo não tenha examinado os motivos por trás do aumento nas taxas de consumo, pode-se levantar a hipótese de que os estudantes estão recorrendo à cannabis em vez de álcool ou outras "drogas para estudo" perigosas para lidar com o estresse da vida acadêmica, estudar melhor e relaxar com segurança.

Muitas pessoas duvidam do uso da cannabis como auxílio nos estudos. Seus usuários são estereotipados como preguiçosos, o que leva à ideia equivocada de que ela não contribui para a produtividade. No entanto, a cannabis pode, na verdade, ajudar na concentração e até mesmo aumentar a criatividade, melhorando o desempenho em diversas atividades, incluindo estudar ou trabalhar.

 

Como usar a cannabis para ajudar nos estudos?


Devemos enfatizar a importância de selecionar a cepa e a dosagem corretas ao usar cannabis como auxílio nos estudos. Certifique-se de escolher uma cepa com a qual você já esteja familiarizado e que o ajude a manter o foco antes de iniciar uma longa sessão de estudos.

Uma dose controlada é sempre recomendada para uma concentração ideal. Por esse motivo, comestíveis com baixa dosagem (menos de 10 mg, dependendo da sua tolerância), microdosagem ou vaporização são ótimos métodos que podem ajudar nos seus estudos.

Se você costuma ficar ansioso antes de uma prova importante, pode considerar o uso de CBD ou de uma cepa com predominância de CBD. Estudos mostram que esse canabinóide ajuda a reduzir a ansiedade, além de aumentar o estado de alerta e a concentração em doses baixas.

 

Habilidades de raciocínio aprimoradas


Não há dúvida de que certas variedades de cannabis podem aumentar a criatividade. Estudos mostram que a cannabis é eficaz em permitir que pensamentos inconscientes, bem como ideias vagas que não ocorrem de forma concreta quando sóbrio, venham à tona enquanto se está sob o efeito da droga.

Portanto, não é surpresa que a cannabis seja amplamente utilizada por artistas e criativos antes de uma sessão criativa ou brainstorming. Ela é até mesmo usada por escritores para combater o bloqueio criativo, e a inspiração para uma tese ou artigo pode surgir após apenas algumas tragadas. Além disso, pode ajudar a ter uma ótima troca de ideias com outras pessoas — ainda melhor quando se trata de projetos em grupo.

 

Redução do estresse


Qualquer estudante pode confirmar que a vida universitária por si só já é extremamente estressante e agitada. Os estudantes inevitavelmente vivenciam diversos níveis de estresse, com a pressão adicional de concluir o curso. Isso muitas vezes dificulta o relaxamento e o sono. E a ironia é que você precisa de uma boa noite de sono para estar no seu melhor mentalmente no dia seguinte.

Ter cannabis perto da cama pode ser muito útil para reduzir o estresse e ajudar a dormir. Nesse caso, você vai querer algumas variedades indica para ajudar a relaxar e pegar no sono.

 

Conclusão

 

Se você mora em um local onde a cannabis é legal e quer saber mais sobre como a maconha pode ajudar você a estudar melhor, pode visitar o dispensário mais próximo — desde que você tenha idade legal para isso. Um atendente experiente pode dar a você ótimas recomendações sobre as cepas e os produtos mais adequados para auxiliar nos seus estudos.

No entanto, usar cannabis como auxílio nos estudos pode não ser para todos, já que alguns preferem estudar sóbrios ou com cafeína. Mas é definitivamente muito mais seguro em comparação com medicamentos para TDAH, como o Adderall. Estes também são amplamente utilizados como auxílio nos estudos, apesar dos perigos e riscos. Devido à falta de pesquisas sobre o melhor uso da cannabis por estudantes, existem relatos anedóticos, então o melhor é experimentar e ver o que funciona melhor para você.

 

Conteúdo Publicado Originalmente por El Planteo