Educação e regulamentação para o mercado da Cannabis na União Europeia

A Aliança Europeia para a Cannabis Medicinal (EAMC) foi criada em 2019 com o objetivo de fornecer uma voz clara e unificada, representando a indústria da Cannabis na UE

Publicada em 07/07/2020

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Traduzido do site Health Europa

A Aliança Europeia para a Cannabis Medicinal (EAMC) foi criada em 2019 com o objetivo de fornecer uma voz clara e unificada, representando a indústria de Cannabis da UE na advocacia e no lobby por uma política coerente de Cannabis. O secretário-geral da EAMC, James O'Dowd, fala à MCN sobre o trabalho da aliança, a necessidade de uma educação mais ampla para os formuladores de políticas e os benefícios de uma abordagem regulatória incremental no mercado de Cannabis.

Qual o papel que a EAMC ocupa na indústria Europeia de Cannabis medicinal? Quais são seus principais objetivos?

Somos uma associação comercial sediada em Bruxelas; e nosso papel é interagir com a União Europeia e suas instituições para garantir uma política sensata em relação à Cannabis medicinal. No momento, não temos uma política de Cannabis em toda a UE da Comissão Europeia, mas à medida que mais e mais países adotam programas de acesso à Cannabis medicinal e o valor dessa indústria se multiplica, a Comissão certamente começará a se interessar por isso. O papel da EAMC é realmente garantir que estamos educando funcionários - não apenas na Comissão, mas também no Parlamento Europeu e no Conselho Europeu - para que tenhamos aliados com conhecimento em todas essas três instituições quando chegar a hora da regulamentação.

Como deve evoluir a política da UE para garantir um cenário regulatório mais padronizado?

Uma de nossas principais vantagens é que todo o nosso pessoal de liderança trabalha nas instituições da UE ou em associações comerciais com sede em Bruxelas; entendemos a Comissão e como ela funciona. Uma maneira pela qual a política não deve evoluir, mas que alguns estão defendendo, é um modelo de copiar e colar baseado na política alemã, pelo qual eles simplesmente adotariam o modelo alemão e o adotariam em toda a UE. Isso não vai funcionar; não é realista. É preciso haver uma abordagem muito mais incremental para isso, criando um caso de regulamentação usando números, usando dados do paciente; e utilizando, em particular, o comércio transfronteiriço, porque esta é uma das principais razões pelas quais a Comissão Europeia implementa o regulamento: garantir que a integridade do mercado único seja respeitada. Como esses produtos atravessam fronteiras, é necessário regular para garantir que isso aconteça.

Temos um modelo decente na Diretiva de Medicamentos à Base de Plantas: esse processo foi iniciado em 1996, porque na época os parlamentares estavam preocupados com muitos produtos fitoterápicos - que, como todos sabemos, não passam pelos mesmos procedimentos de autorização de introdução no mercado que produtos médicos tradicionais - estavam atravessando as fronteiras dos Estados-Membros da UE em grande número. A Comissão Europeia emitiu uma diretiva que estabeleceu um quadro básico para regulamentar o comércio e a comercialização desses produtos; por isso, pensamos que isso fornece um bom modelo para a evolução da política da UE em relação à Cannabis.

Como as partes interessadas do setor podem contribuir para garantir altos padrões de qualidade e segurança?

Esse é um objetivo fundamental da Aliança Europeia para a Cannabis Medicinal: o que imaginamos - e temos um bom modelo em termos da Diretiva de Medicamentos à Base de Plantas - existe um comitê associado a essa diretiva, o Comitê de Medicamentos à Base de Plantas, Agência Europeia de Medicamentos. O objetivo do comitê é garantir os altos padrões de qualidade e segurança dos medicamentos fitoterápicos: imaginaríamos um comitê semelhante, pelo qual os reguladores nacionais se baseariam na experiência dos interessados ​​do setor. Lembre-se de que essa é uma indústria muito nova e temos uma experiência limitada de amplos programas de acesso à Cannabis medicinal, como os existentes no Canadá; para que as partes interessadas do setor, com o conhecimento adquirido por serem ativos nesses mercados, possam desempenhar um papel fundamental na Europa.

À medida que a Cannabis se torna mais amplamente aceita em um número crescente de Estados-Membros, os formuladores de políticas da UE devem ter uma melhor educação sobre os antecedentes científicos das aplicações médicas da Cannabis? Como conseguir isso?

A educação é extremamente importante - é um mercado muito novo, é uma nova indústria, muitas pessoas têm dificuldade em distinguir entre as diferentes formas e produtos. Nós absolutamente precisamos ser mais bem informados sobre isso; esse é outro objetivo principal da EAMC. Quanto à forma como isso pode ser alcançado, pensamos que uma área muito importante é o orçamento de financiamento da própria União Europeia: entre 2007 e 2019, entre os programas de pesquisa da União Europeia, FP7, MP8 e Horizonte 2020, apenas € 40 milhões foram alocados à pesquisa em as propriedades científicas e medicinais dos canabinoides - e € 40 milhões podem parecer uma quantia decente, mas durante esse período o orçamento total foi próximo de € 100 bilhões, então realmente foi uma gota no oceano.

O orçamento para o próximo programa de pesquisa, Horizon Europe, é estimado em cerca de 90 bilhões de euros; mas queremos ver a União Europeia alocando muito mais recursos para fornecer suporte científico para as aplicações medicinais da Cannabis. Em todo o mundo, os formuladores de políticas confiam melhor em sua própria pesquisa do que em órgãos externos, como a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA; as pessoas na Europa acreditam que nos mantemos em um padrão mais alto, então isso será uma parte realmente importante do que fazemos. Será importante para a indústria garantir que os formuladores de políticas possam apoiar você a conhecer as alegações científicas sobre a Cannabis medicinal.

Como prevê a política da UE em matéria de Cannabis medicinal em evolução no próximo mandato da Comissão Europeia, de 2019 a 2024?

Vamos precisar de uma série de etapas incrementais. Uma das principais prioridades da Comissão é o Plano de Combate ao Câncer: essa é uma prioridade geral para a Diretoria Geral de Saúde e Segurança Alimentar e para sua Comissária Stella Kyriakides, que tem experiência em defesa do câncer. A própria Comissária Kyriakides disse que não podemos falar sobre um plano de câncer, a menos que possamos oferecer uma série de tratamentos acessíveis para aliviar o sofrimento dos pacientes com câncer. Uma das condições pelas quais a Cannabis medicinal pode ser legalmente usada em vários Estados-Membros da UE é para pacientes submetidos à quimioterapia; e achamos que a Cannabis medicinal deve desempenhar um papel muito importante no plano de câncer da UE. Se todos reconhecemos - e vários Estados-Membros já o fazem, mesmo os conservadores, como a Irlanda - que a maconha medicinal desempenhou um papel importante em ajudar os pacientes no processo muito difícil de quimioterapia, achamos que a UE precisa levar isso a sério e incorporá-lo como parte do plano de câncer. Achamos que esse será um passo muito incremental para chegar a uma estrutura mais padronizada.

É agora o caso de mais Estados-Membros da UE terem programas de acesso à Cannabis do que não, e chegaremos a uma situação em que cada vez mais a adotam, em que o valor do mercado da Cannabis na UE, a quantidade de comércio transfronteiriço e o número de empregos envolvidos crescerá exponencialmente. A UE terá de agir para regularizar a manutenção da integridade do mercado único, à medida que o valor do mercado da Cannabis medicinal evolua. As etapas incrementais serão muito importantes para aumentar a aceitação das propriedades medicinais da Cannabis; depois, à medida que os Estados-Membros continuam a evoluir, torna-se algo que a Comissão não pode ignorar.

Há desenvolvimentos ou problemas no setor de Cannabis medicinal que você gostaria de destacar?

Um grande problema que foi destacado por vários eurodeputados refere-se à falta de acesso a medicamentos - que não se limita a medicamentos especializados ou complexos, mas também pode ser difícil encontrar o medicamento mais básico, tanto nos países mais pobres como nos países altamente desenvolvidos . É possível que uma prescrição mais ampla de maconha medicinal possa ter um papel no alívio da escassez, é apenas uma questão de educar os formuladores de políticas sobre esse papel potencial.