Empresa canadense de Cannabis se especializa em mercados emergentes

MediPharm Labs recebeu uma licença de pesquisa que permite administração de extratos e concentrados de maconha, destilados, óleos, comestíveis, tópicos e terpenos

Publicada em 16/12/2019

capa
Compartilhe:

Após a legalização canadense da Cannabis 2.0 em 17 de outubro de 2019, os titulares de licenças domésticas (LHs) enviaram pacotes de notificação de 60 dias à Health Canada (órgão como a Anvisa) para vender novos produtos, incluindo vapes, comestíveis , bebidas e tópicos que provavelmente atingirão prateleiras de varejo a partir de 16 de dezembro de 2020.

Tendo já se estabelecido como líder global na extração primária de resina bruta para a fabricação de formulações de óleo de Cannabis e cápsulas de gel macio, a MediPharm Labs iniciou os preparativos avançados para produzir essa próxima onda de produtos ainda no início de 2019.

No segundo trimestre de 2019, eles iniciaram a construção de 16.000 pés de espaço adicional para acomodar automação significativa e oferecer suporte a envase, embalagem, fabricação de novos produtos, atividades de isolamento de canabinóides e atividades especializadas de P&D na sede da empresa em Barrie, Ontário.

Fundada em 2015, a MediPharm Labs tem a distinção de ser a primeira empresa no Canadá a se tornar um produtor licenciado para produção de óleo de Cannabis sob os Regulamentos de Acesso à Cannabis para Fins Médicos (ACMPR) sem primeiro receber uma licença de cultivo de Cannabis.

A empresa recebeu a autorização de vendas B2B da Health Canada em 9 de novembro de 2018 e, em alguns meses, a MediPharm tornou-se um elemento permanente no setor canadense de Cannabis, fornecendo concentrados purificados e fabricação de produtos white label em serviço completo para outros detentores de licença e parceiros de marca.

A vantagem pioneira do MediPharm Labs no Canadá permitiu que a empresa desenvolvesse conhecimento, liderança e escala à frente da concorrência e celebra dezenas de contratos de fornecimento e atacado durante seu primeiro ano de operações. Hoje eles são um líder global em extração, destilação e purificação de Cannabis. Por meio de uma plataforma altamente escalável, de atacado e white labels, a empresa formula, processa, empacota e distribui extratos de maconha para os mercados doméstico e internacional.

Padrões internacionais de qualidade

Sediado em uma instalação especializada em Barrie, Ontário, o MediPharm Labs é projetado segundo os padrões farmacêuticos por especialistas, incorporando o fluxo de trabalho CGMP (Current Good Manufacturing Practices), salas limpas construídas com padrão ISO e ambientes críticos.

A empresa investiu em uma equipe especializada, orientada para a pesquisa, incluindo um comitê científico de renomados cientistas e profissionais de saúde com o mandato de assessorar e auxiliar no aproveitamento do potencial da Cannabis por meio de inovação, melhores práticas, liderança de pensamento e alianças estratégicas.

A tecnologia de ponta do MediPharm Labs inclui cinco linhas de extração primária, fornecendo 300 toneladas de capacidade de processamento anual. Com um novo local de extração personalizado em grande escala aguardando a alocação final para uma sala licenciada, a capacidade anual da empresa deverá aumentar para aproximadamente 500 toneladas.

Utilizando a extração supercrítica de CO2, o método escolhido de extração, devido ao seu processo limpo de remoção de ingredientes e impurezas indesejados, o MediPharm Labs se esforça para produzir produtos de alta qualidade e pureza, exigidos pelos consumidores. Além disso, a instalação recebeu recentemente a certificação orgânica da Pro-Cert Organic Systems Ltd., uma das principais certificadoras de produtos orgânicos da América do Norte.

O MediPharm Labs se orgulha em tomar medidas extras quando se trata de escolher seus parceiros e fornecedores. Com base em vários fornecedores de cultivo licenciados, todos submetidos a um processo rigoroso e completo de qualificação de fornecedores, a empresa mantém uma fonte confiável e flexível de Cannabis seca, criando também uma cadeia de suprimentos robusta e de alta qualidade. Toda entrada que flui através da instalação é examinada.

Todo o produto recebido na instalação passa por um processo de qualidade da ingestão. Todos os outros suprimentos que se tornam parte do produto final, como óleo de triglicerídeos de cadeia média (MCT) e materiais de embalagem, são cuidadosamente avaliados em relação às especificações pré-estabelecidas para atender aos padrões de qualidade da MediPharm Labs.

Além disso, amostras representativas de cada lote de concentrados de Cannabis produzidos pela MediPharm Labs são enviadas para um laboratório de testes de terceiros, Eurofins Experchem, para testar contaminantes microbianos e químicos, de acordo com as publicações mencionadas no Anexo B da Lei de Alimentos e Drogas do Canadá.

O MediPharm Labs expandiu sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento quando, em outubro de 2019, receberam sua Licença de Pesquisa sobre Cannabis da Health Canada. Esta licença permite a administração humana controlada de extratos e concentrados de Cannabis, destilados, óleos, comestíveis, tópicos e terpenos após testes de garantia de qualidade para fins de degustação de produtos. 

As empresas sem essa licença não podem usar experimentos sensoriais para medir as reações humanas aos estímulos percebidos pelo olfato, visão, tato e paladar, limitando assim sua compreensão do perfil da matéria-prima, material em processo e produtos acabados. Essa licença importante oferece à MediPharm Labs e a seus clientes white label uma vantagem competitiva distinta.

À medida que o MediPharm Labs continua a crescer, eles são reconhecidos por sua liderança no Canadá e no mundo. Desde 2018, a empresa e os funcionários conquistaram vários prêmios do setor: Empreendedor do Ano no Canadian Cannabis Awards 2019; Fabricante de excelência no Barrie Business Awards 2019; Finalista do Prêmio Empreendedor do Ano da EY Categoria Saúde e Ciências da Vida 2019; Prêmio de Inovação no Australian Cannabis Industry Awards 2019; e Startup do ano no Canadian Cannabis Awards 2018.

Aspirações globais e o futuro do MediPharm Labs

Enquanto o Canadá abriga sua sede, o MediPharm Labs tem aspirações globais, caminho aberto em junho de 2018 para suas instalações subsidiárias perto de Melbourne, na Austrália. A instalação de última geração está sendo construída com os mesmos padrões rigorosos da instalação no Canadá. 

A instalação na Austrália inclui equipamento de extração de CO2 supercrítico multifásico com capacidade para processar até 75.000 kg de cannabis seco anualmente. Há também equipamentos de processamento secundário no local para fabricar destilado de cannabis purificado e de alto concentrado.

Com a empresa trabalhando para fornecer serviços de extração para vários cultivadores locais, fornecer produtos finais ao mercado doméstico de cannabis medicinal da Austrália e atuar como um centro de exportação de importação para a região da Ásia-Pacífico e além, essa oportunidade foi uma transferência ideal de conhecimento para o mundo mercado médico. 

Espera-se que a instalação esteja operacional no primeiro semestre de 2020, sujeita ao recebimento de autorizações locais finais e uma certificação GMP da Australian Therapeutic Goods Administration.

Até então, a localização canadense da MediPharm Labs continuará exportando concentrados de maconha do Canadá. Em fevereiro de 2019, o MediPharm Labs assinou seu primeiro contrato definitivo de vendas internacionais e se tornou o primeiro LP somente de extração a começar a exportar para a Austrália.

Na Europa, o mercado alemão de cannabis medicinal se tornou um dos maiores mercados em crescimento de cannabis medicinal fora da América do Norte. O MediPharm Labs direcionou essa jurisdição quando a empresa assinou seu primeiro contrato de venda de marcas próprias para exportação para a Europa.

“Enquanto a demanda internacional por concentrados de cannabis purificados continua a crescer, nos concentramos em expandir nossa cadeia de suprimentos global e nossa presença internacional, inclusive por meio de nosso recentemente anunciado contrato de fornecimento para o mercado médico alemão. Também nos concentramos em atender a diversos requisitos regulatórios e de licenças internacionais, inclusive trabalhando para obter a certificação GMP da UE, para aumentar os volumes de exportação dos concentrados de marca própria da MediPharm Labs”, afirma Pat McCutcheon, CEO da MediPharm Labs.

Fonte: Health Europa