Conheça a casa feita de cânhamo

Aclamado na década de 1930 como uma “safra de um bilhão de dólares”, a promessa moderna do cânhamo foi interrompida por sua associação com narcóticos e, com isso, sua produção passou a ser tributada e proibida em todo o mundo ocidental

Publicada em 07/01/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de The Guardian (Rowan Moore)

A casa do Practice Architecture é construída a partir da planta que cresce nos campos ao seu redor. O projeto aborda uma questão vital - a energia consumida e o carbono emitido durante a construção

Entre os muitos usos do cânhamo, a planta de onde vem também a maconha para uso medicinal ou adulto, estão cordas, roupas, alimentos e remédios. Também era o tecido para as velas dos navios, o que muita gente não sabe. Assim, antes comum e útil, e aclamado na década de 1930 como uma "safra de um bilhão de dólares", a promessa moderna do cânhamo foi interrompida por sua associação com narcóticos. Com isso, sua produção passou a ser tributada e proibida em todo o mundo ocidental. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Contudo, o cânhamo parece uma planta milagrosa, a um ponto que parece quase bom demais para ser verdade. Seu crescimento repõe o solo, matando ervas daninhas sem recorrer a produtos químicos. Além disso, ele pode ser usado para desintoxicar terras envenenadas e ser uma alternativa orgânica ao plástico. A marca BMW usa-o dentro dos painéis das portas de seus carros. Em dezembro de 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a Lei de Agricultura de Cânhamo, que legaliza o cultivo da cepa industrial não psicoativa da planta. 

Construções que usam o cânhamo como matéria-prima inspiram criativos pelo mundo

Além disso, você pode construir uma casa com cânhamo, como uma rede global crescente de entusiastas quer que todos saibam. As propriedades da planta inspiraram Steve Barron, um produtor e diretor de TV e cinema, e sua parceira de negócios Fawnda Denham a comprar uma fazenda em Cambridgeshire e - depois de ser verificado pela polícia - cultivar maconha lá. A partir daí, na Fazenda Margent, eles construíram a casa.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Flat House, como é chamada a casa na Fazenda Margent, é a conversão de um galpão agrícola com estrutura de aço, dentro da qual uma nova estrutura foi feita de cassetes de madeira pré-fabricados que foram preenchidos com uma camada de cânhamo, cal e água. Uma vez que a cobertura estava seca, eles foram erguidos em paredes espessas e altamente isolantes que também sustentam o edifício. O exterior é revestido por painéis corrugados, que à primeira vista se assemelham ao revestimento de cimento típico dos galpões agrícolas. Na verdade, é feito de fibras do revestimento externo de caules de cânhamo combinadas com resina retirada de resíduos agrícolas. Tem uma textura mais viva e uma qualidade mais translúcida que o cimento.

Entretanto, nem todas essas técnicas são inovadoras. Hempcrete remonta à década de 1980; Kevin McCloud usou isolamento à base de cânhamo em seu projeto habitacional em Swindon em 2011. Mas o que é especial na Margent Farm é que o material faz a arquitetura. Enquanto em Swindon as casas são acabadas com reboco convencional, aqui você vê o cânhamo, por dentro e por fora.

As características da casa de cânhamo

As cassetes em que se forma o cânhamo, de 2,5 x 1,20 m, dão ritmo e escala ao interior que vem da construção do edifício. O material exposto, sua textura que lembra fardos de palha, mantém o caráter de uma coisa recém-crescendo, dado um brilho fantasmagórico pela brancura da cal. Ele cria, junto com a madeira clara que o enquadra, uma gama tonal suave de tons de cinza rosados. O acústico é suave e repousante também. Embora a casa seja construída com materiais orgânicos e relativamente leves, ela tem um pouco da sensação de massa e substância que você obtém em uma construção de alvenaria antiga.

Tudo isso é, em princípio, maravilhoso do ponto de vista ambiental, a casa sendo feita principalmente de materiais que absorvem em vez de emitirem carbono. O projeto, portanto, aborda uma questão vital que foi até recentemente negligenciada pela maioria dos arquitetos, que é a energia consumida e o carbono emitido enquanto os edifícios são construídos, e não enquanto estão em uso.

>>> Sechat oferece serviço gratuito para pacientes e médicos prescritores de Cannabis medicinal

Uso do cânhamo na construção civil tem impacto reduzido

Entretanto, o desafio é como dimensionar as técnicas a ponto de causar um impacto significativo nas emissões da indústria de construção. Para este fim, Paloma Gormley criou uma organização sem fins lucrativos, Material Cultures, em parceria com seu colega arquiteto Summer Islam, os engenheiros Arup, a University of the Arts London, a University College London e os fabricantes de tijolos HG Matthews. A partir daí, seu objetivo passou a ser pesquisar sistemas de construção e componentes usando cânhamo e outros materiais naturais, para fabricá-los na fábrica de HT Matthews em Buckinghamshire e aplicá-los de forma mais ampla do que em uma casa deliciosa.

Com essa experiência técnica combinada, Paloma Gormley deseja “colocar números em coisas que sabemos serem inerentemente verdadeiras”, que o que ela chamou de “métodos de alto desempenho de baixa tecnologia” podem produzir arquitetura genuinamente sustentável. Eles querem provar isso na teoria e na prática. Portanto, o desenvolvimento de 40 novas casas na Cornualha é, espera-se, o próximo passo.

>>> Sechat confirma para 2021 o maior evento sobre Cannabis Medicinal no Brasil

Custos e consequências inesperados tendem a surgir com o uso destes materiais milagrosos. Ainda assim, indústrias estabelecidas relutam em se adaptar a eles. Mas o cânhamo, benigno tanto na produção quanto no uso, que também pode embelezar a experiência de viver em uma casa, merece sua chance de se tornar um material de construção convencional.

Confira outros conteúdos sobre o mercado do cânhamo publicados pelo Sechat:

https://www.sechat.com.br/roteiro-de-conformidade-e-a-recente-aplicacao-de-inteligencia-artificial-ao-canhamo/
https://www.sechat.com.br/suica-tera-producao-e-comercializacao-de-sementes-de-canhamo/
https://www.sechat.com.br/empresa-israelense-vai-produzir-carne-a-base-de-canhamo/
https://www.sechat.com.br/centro-de-inovacao-de-canhamo-sera-criado-na-espanha/
https://www.sechat.com.br/marca-indiana-desenvolve-jeans-feitos-a-partir-do-canhamo/
https://www.sechat.com.br/cooperativa-italiana-aposta-em-construcoes-locais-a-base-de-canhamo/
https://www.sechat.com.br/canhamo-pode-proporcionar-momento-historico-para-o-agronegocio-brasileiro/
https://www.sechat.com.br/marina-ruy-barbosa-lanca-nova-colecao-de-roupas-produzidas-com-fibras-de-canhamo/