Comissão de Agricultura na Câmara debate liberação do plantio de cannabis no Brasil

"A ideia é que as plantas possam ser cultivadas para pesquisa e produção de remédios pela própria empresa ou serem vendidas para instituições de pesquisa, fabricantes de insumos farmacêuticos e laboratórios que fazem medicamentos", destacou o deputad

Publicada em 19/11/2019

capa
Compartilhe:

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (20) a liberação do plantio da Cannabis sativa para fins medicinais.

Acompanhe ao vivo

https://www.youtube.com/watch?v=xxf0uhQHnVc

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), que pediu a realização do debate, lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente duas propostas preliminares que podem liberar o cultivo da Cannabis sativa no País para fins medicinais e científicos.

"A ideia é que as plantas possam ser cultivadas para pesquisa e produção de remédios pela própria empresa ou serem vendidas para instituições de pesquisa, fabricantes de insumos farmacêuticos e laboratórios que fazem medicamentos", explica o parlamentar.

A planta não poderá ser comercializada por pessoas físicas nem farmácias de manipulação. A Anvisa alerta, no entanto, que a falta de regulamentação sobre a possibilidade de cultivo no País tem atrasado a pesquisa e a produção de medicamentos.

A audiência será realizada no plenário 6, a partir das 10 horas.

Debatedores convidados:

VIRGÍNIA ARANTES FERREIRA CARPI - coordenadora-Geral de Sementes, Mudas e Proteção de Cultivares do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária (confirmada)

MARCOS PAULO PIMENTEL - chefe do Setor de Repressão a Desvio de Produtos Químicos da Coordenação Geral de Repressão a Drogas e Facções Criminosas da Polícia Federal (confirmado)

ROBERTO FONTES VIEIRA - pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (confirmado)

SÉRGIO BARBOSA FERREIRA DE SOUSA - pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (confirmado)

JOSÉ BACELLAR - presidente da Verdemed. (confirmado)

RODRIGO MESQUITA - membro da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios da OAB Nacional. (confirmado)

LUIZ ANTÔNIO CORRÊA LUCCHESE - Membro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (confirmado)

Dra. CAROLINA NOCETTI, da INDEOV - Cannabis Medicinal (confirmada)

Luiz Henrique Mandetta - ministro da Saúde;

Osmar Terra - ministro da Cidadania;

Representante da Anvisa;