Com foco na América Latina, Rio sedia Seminário Internacional Cannabis Medicinal

Publicada em 12/07/2019

capa
Compartilhe:

O Rio de Janeiro irá receber no próximo final de semana (29 e 30 de junho) a segunda edição do Seminário Internacional Cannabis Medicinal - um Olhar para o Futuro. O evento busca discutir a saúde pública, acesso, pesquisa e regulação da planta. Serão três salas simultâneas com palestras, mesas e oficinas. Os participantes vão falar sobre experiências clínicas, científicas, jurídicas e até religiosas.

O evento conta com apoio da Fiocruz, uma das principais instituições de saúde pública do Brasil, e é promovido pela Apepi (Associação de Apoio a Pesquisa e a Pacientes de Maconha). A entidade tem se notabilizado por importantes ações na área. A presidente da entidade, Margarete Brito, que é parceira do Sechat, explica que nesta edição, o evento se voltou para os avanços que estão ocorrendo no continente latino-americano.

"Esse ano, a gente focou muito na América Latina, porque a gente acha que essa união é muito importante. Tem muita coisa acontecendo. Da Colômbia, a gente está trazendo o André (Lopez, ex-ministério da Justiça), que foi uma pessoa muito importante em toda a regulamentação de lá. Trouxemos pessoas também do Panamá, do Chile - que está bastante avançado no assunto. E também da província de Jujuy (na Argentina)".

Em Jujuy, o governo obteve autorização para importar sementes de maconha e começar um projeto piloto numa fazenda pública. E entre os debatedores, estará Gustavo Alfredo, Ministro de Saúde da província.

Do Chile, virá o Ricardo Mercado, da empresa Knop, para falar sobre novos produtos, Ximena Steinberg, com painel de Ciência e Política, e Sergio Sanchez (Geopolítica e indústria da cannabis medicinal). Já do Panamá, vem Sandra Carrillo, com um debate a respeito da ancestralidade da planta.

Entre os nomes brasileiros mais relevantes, estão Eduardo Faveret, um dos principais médicos que abraçou a causa da cannabis no Brasil, Denise Pires de Carvalho, futura reitora da UFRJ, e o advogado Emilio Figueiredo, da Reforma Drogas, que debaterá sobre a judicialização dos importados e os habeas corpus.

Portal Sechat participa do seminário

No sábado, das 13h às 15h, será realizado na sala 1 o painel "O papel da imprensa na agenda da Cannabis medicinal". O jornalista Andre Basbaum, do portal Sechat, estará à mesa junto com Denis Burgierman, do Nexo Jornal, e William Helal, d'O Globo. O encontro será mediado por Monique Oliveira, da USP. Além disso, o site estará fazendo a cobertura ao vivo do evento durante os dois dias.

"A imprensa tem sido uma ferramenta das mais importantes para a gente avançar. Se não, a gente faz tudo isso e ninguém fica sabendo de nada!", destaca Margarete Brito.

Esse ano o evento acontecerá no Instituto Europeu de Design (IED). Um local simbólico de transformações, desde 1922 onde funcionava o antigo Hotel e Balneário da Urca até 1933, depois Cassino da Urca até 1946. Entre 1954 a 1980 sediou a TV Tupi, a primeira emissora de televisão brasileira

Veja a programação do evento e saiba como participar