Casa é construída com cânhamo para garantir um projeto supersustentável

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Curadoria e edição Sechat, com informações de CasaVogue

O uso do concreto no ramo da arquitetura e construção vem sendo questionado nos últimos anos devido ao seu impacto ambiental. A busca por alternativas mais ecológicas, mas que sejam capazes de oferecer as mesmas propriedades construtivas, tem motivado pesquisas dentro e fora do Brasil. Por isso, uma delas foi feita em Ein Hod, no norte de Israel, pelo escritório de arquitetura Tav Group, que construiu uma casa usando concreto à base de cânhamo.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

(Foto: Reprodução/Pinterest)

O cânhamo é uma planta da espécie Cannabis sativa, a mesma da maconha. No entanto, a planta tem baixa concentração de THC e, portanto, o uso adulto não é uma prática. Por conta de suas propriedades, o cânhamo já é utilizado em outras indústrias pelo mundo, sobretudo como alternativa ao plástico. O que o escritório de arquitetura israelense fez foi utilizar um material chamado de “hempcrete”, que mistura cânhamo e cal.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Nos primeiros andares da residência, foram usadas pedras recolhidas do próprio local de construção. Contudo, o material de cânhamo e cal foi usado para os andares superiores, e o teto foi suportado por vigas de madeira. Com isso, o uso do cimento foi quase totalmente evitado, com exceção do uso obrigatório em alguns locais estruturais da edificação.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

O estúdio constatou que, além dos benefícios ecológicos, o uso do cânhamo fez com que a construção ficasse mais porosa e o interior da casa, mais refrescante. Com isso, o projeto garante uma temperatura agradável mesmo em meio ao clima quente da área, sem a necessidade de uso de ar-condicionado e reduzindo ainda mais o impacto ambiental da construção. Além disso, o escritório também posicionou a casa para que conseguisse capturar as brisas marítimas durante o verão e os raios de sol no inverno, otimizando o conforto térmico do lar.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

(Foto: Reprodução/Pinterest)

O Hempcrete é cada vez mais considerado uma ferramenta para melhorar a pegada de carbono da indústria da construção. Portanto, à medida que a insegurança do meio ambiente se torna cada vez mais clara, muitas pessoas estão começando a pensar mais sobre como suas decisões podem ter um impacto sustentável.

*Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER