“As leis precisam se adequar a demanda dos pacientes e não ao contrário”, diz a dentista Endy Lacet em live

Ao ser questionada sobre a atualização das normativas da Anvisa sobre a prescrição de cannabis, Lacet revela que os profissionais de saúde não podem mais ficar a mercê dos órgãos regulamentadores enquanto pacientes necessitam desta alternativa fitote

Publicada em 01/06/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Na live de ontem (31), a nossa entrevistada Dra. Endy Lacet, dentista e uma das responsáveis pela atualização das normas 327 e 335 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), resultando na RDC 660/22, que autoriza profissionais de saúde previamente habilitados, incluindo os dentistas, a importar e prescrever os compostos da cannabis, revela a importância de cada cidadão buscar seus direitos perante os órgãos competentes. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

“Eu, por exemplo, já prescrevo cannabis para meus pacientes há muito tempo, o que mudou foi a maneira que estava escrita na resolução da Anvisa. Onde dizia: ‘somente profissionais médicos previamente habilitados’, agora está: ‘somente profissionais previamente habilitados’. Assim, ao mudar uma palavrinha, todo o contexto também é alterado”, diz a dentista.

Lacet revela também como foi o processo para conseguir, juntamente à Anvisa, esta mudança: 

“Eu e meu colega de profissão, Dr. Guilherme Martins, marcamos uma reunião com o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) aqui de Brasília e expusemos todas as nossas demandas em relação ao uso medicinal da cannabis. Para isto, levamos diversos estudos, pesquisas e casos clínicos que comprovam os benefícios da cannabis para pacientes odontológicos”, revela ela, que também continua: “Dessa maneira, o nosso conselho levou um ofício com todo este material ao conhecimento da agência sanitária pedindo explicações sobre o caso que, por sua vez, em pouquíssimo tempo, nos respondeu afirmando que iriam acatar o pedido”.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Para Lacet e seus colegas a surpresa e a satisfação foram enormes, pois, em questão de dias a nova regra da Anvisa já estava valendo, fazendo que outros profissionais de saúde, além de médicos, pudessem prescrever e importar os derivados de cannabis usando o registro de seus respectivos conselhos.

Outros temas como os benefícios da cannabis para pacientes odontológicos, casos clínicos, legislação brasileira e quebra de preconceitos em torno da pauta foram debatidos. Por isso, caso ainda não tenha assistido a live que foi ao ar nesta terça (31), às 19h, pelo nosso canal do Instagram (@sechat_ofical), não perca a oportunidade. 

Assista aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=G58saRAxGyA

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal