A grande maioria das pessoas que experimenta cannabis não passa a usar drogas pesadas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Independentemente disso, há um consenso científico bastante amplo de que o uso adulto de maconha na adolescência deve ser desencorajado (Foto: Reprodução/The Cannigma/Cathy Yeulet)

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de The Cannigma (Michael Schaeffer Omer-Man)

Todos nós já ouvimos este tipo de aviso: mesmo que a cannabis não seja tão perigosa quanto as drogas como cocaína ou heroína, ela o colocará em um caminho que leva diretamente para essas drogas e suas consequências, muitas vezes destruidoras de vidas

Este mito, que pode ser melhor classificado como propaganda, confunde correlação e causalidade. A cannabis é a substância mais usada e muitas vezes mais acessível de seu tipo, então só faz sentido que as pessoas acabem usando drogas como crack, metanfetamina ou heroína, depois de terem experimentado pela primeira vez a maconha.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Então, sim, estudos descobriram que muito poucos jovens progridem para outras drogas ilícitas sem experiência anterior com maconha. E que o uso de cannabis em uma idade jovem pode reduzir as barreiras percebidas contra o uso de outras drogas ilegais e fornecer acesso a essas drogas.

Outros fatores não são levados em consideração

O que eles geralmente não mencionam, no entanto, é que os pesquisadores também notaram que outros fatores, como doença mental, genética e fatores ambientais podem aumentar a probabilidade de uso de drogas pesadas e que os esforços para prevenir o uso de drogas por adolescentes devem avaliar a subjacente doença mental que predispõe os jovens ao uso precoce de drogas. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Principalmente, porém, a loucura do mito das drogas de entrada está no fato de que ele não leva em consideração nenhum fator. Como, por exemplo, fator pessoal, familiar ou social que pode tornar a pessoa mais propensa a usar ou abusar de drogas. Em vez disso, o mito lança a cannabis como culpada. 

Independentemente disso, e por razões totalmente diferentes, há um consenso científico bastante amplo de que o uso adulto de maconha na adolescência deve ser desencorajado.

Confira outros conteúdos sobre o uso da cannabis publicados pelo Sechat:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese