Um terço do Senado da Califórnia apoia Projeto de Lei sobre bancos de maconha

Publicada em 17/09/2019

capa
Compartilhe:

Na Califórnia, o Congresso mais favorável à cannabis da história voltou do recesso de agosto e os legisladores já estão se movimentando para avançar na legislação de reforma da maconha. De imediato, o foco está em uma proposta de permitir que os bancos atendam às empresas de cannabis sem medo de serem punidos pelos reguladores federais, com os líderes da Câmara anunciando que uma votação no plenário é esperada até o final do mês .

Na segunda-feira, a versão do Senado da lei de serviços financeiros da maconha recebeu seu 33º co-patrocinador (Sen. Tina Smith), o que significa que praticamente um terço da câmara está formalmente fechada na legislação, contando com seu principal patrocinador, o senador Jeff Merkley (D-OR).

Para não ser superado pelo movimento na Câmara, onde a legislação bancária sobre cannabis foi aprovada em comitê em março, o presidente do Comitê Bancário do Senado anunciou na semana passada que planeja votar a questão em seu painel até o final do ano.

Enquanto isso, a ideia de que as empresas de maconha precisam ser capazes de armazenar seus lucros nos bancos está ganhando mais apoio fora do Congresso. Pois os banqueiros comunitários independentes da América e 43 associações bancárias estaduais enviaram uma carta pedindo aos parlamentares no Capitólio que votassem na Lei Bancária da Aplicação Segura e Segura (SAFE) "o mais rápido possível".