Tilray e AB InBev, fabricante da Budweiser, encerram parceria com bebidas de cannabis

De acordo com análise da empresa Hifyre, a categoria de bebidas à base de cannabis representou apenas 2% para o mercado canadense. Esta pode ser uma das explicações para o rompimento entre as empresas.

Publicada em 10/01/2022

capa
Compartilhe:

Curadoria, tradução e edição Sechat, com informações de MJBizDaily (Matt Lamers)

A cervejaria líder mundial, AB InBev, e a principal produtora de cannabis do Canadá por participação de mercado, Tilray, encerraram sua parceria, reconheceu a empresa de cannabis com sede em Nova York em um documento regulatório na segunda-feira.

A notícia foi relatada pela primeira vez pela publicação do Just Drinks.

A AB InBev, com sede na Bélgica, e a Tilray, com sede em Nanaimo, na Colúmbia Britânica, anunciaram a parceria pela primeira vez no final de 2018, logo após o Canadá legalizar a cannabis para uso adulto.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Na época em que o acordo foi anunciado, a fabricante da Budweiser AB InBev e a Tilray se comprometeram a investir US$ 50 milhões (63,4 milhões de dólares canadenses) no empreendimento, chamado Fluent Beverage Co.

Cada empresa tinha uma participação acionária de 50%.

A parceria foi formada antes da fusão da Tilray com a Aphria.

“Concluímos nosso relacionamento de joint venture com a AB InBev”, Tilray divulgou no documento regulatório na segunda-feira.

“Mantivemos o equipamento de fabricação associado às bebidas CBD e THC, obtivemos uma licença mundial, perpétua e isenta de royalties para utilizar a tecnologia relacionada à fabricação de bebidas CBD e THC, que foi desenvolvida pela joint venture e negociou uma co-fabricação acordo para fabricar bebidas CBD em nome da Fluent.”

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Do lado da InBev, a pesquisa foi liderada pela Labatt Breweries of Canada, uma das subsidiárias canadenses da AB InBev, e pela High Park Co., com sede em Toronto, uma subsidiária da Tilray que desenvolveu e distribuiu produtos de cannabis.

Tilray fechou a estufa de cannabis High Park Gardens em 2020, mas não está claro qual impacto esse movimento teve na parceria.

Os parceiros se comprometeram a lançar bebidas com infusão de CBD no mercado canadense já em dezembro de 2019.

As vendas de bebidas têm sido decepcionantes no Canadá até agora, já que os consumidores preferem em grande parte os mesmos produtos ou produtos semelhantes aos que estavam disponíveis antes da legalização.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Derek Prentice, presidente e fundador da fabricante de bebidas artesanais de cannabis The Proper Cannabis Co., com sede em Toronto, disse que o espaço de bebidas com infusão está “um pouco estagnado no momento”.

“Acho que, no curto prazo, as pessoas não estão se voltando para as bebidas primeiro quando se trata de comestíveis”, disse Prentice ao MJBizDaily em uma entrevista por telefone.

“O go-to (dos consumidores) são gomas, chocolate e esse tipo de coisa, provavelmente por portabilidade. Jogar uma lata de alguma coisa no bolso não é tão fácil e não fica frio.”

Os dados comprovam isso.

De acordo com a empresa de análise Hifyre e a empresa americana de serviços financeiros Cantor Fitzgerald, as vendas canadenses de cannabis por categoria no quarto trimestre de 2021, em comparação com o trimestre anterior, foram:

  1. Flor: 47% das vendas (queda de 2%)
  2. Pre-rolls: 24% (aumento de 2%)
  3. Vapores: 14% (aumento de 9%)
  4. Comestíveis: 5% (até 20%)
  5. Concentrados: 4% (até 17%)
  6. Óleos: 3% (até 3%)
  7. Bebidas: 2% (até 3%)
  8. Tópicos: 1% (até 12%)

As ações da Tilray são negociadas como TLRY na Nasdaq e na Bolsa de Valores de Toronto.