Rede Globo apoia regulamentação da cannabis medicinal no Brasil

Reportagem do Jornal Nacional de quase 6 minutos explicou sobre os benefícios da planta e o processo da Anvisa; assunto é tratado hoje novamente no Encontro com Fátima Bernardes

Publicada em 18/09/2019

capa
Compartilhe:

O Jornal Nacional desta terça-feira (17) veiculou uma reportagem de quase 6 minutos sobre o processo de regulamentação da cannabis medicinal no país. O gancho da matéria foi o pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para que o Supremo Tribunal Federal determine um prazo para que o governo regulamente o plantio da maconha.

O principal programa jornalístico da Rede Globo ouviu a procuradora, os deputados federais Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Carla Zambelli (PSL-SP), que trabalham na Câmara pela regulamentação, além de citar dois casos de pacientes.

A reportagem, que foi feita pela equipe da Paraíba, apresentou também o trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira Cannabis Esperança (Abrace), de João Pessoa, que desde 2017 é a única entidade desse tipo a ter autorização judicial para cultivar a planta e produzir medicamentos para seus associados.

A reportagem também entrevistou o neurologista Eduardo Faveret, que explicou os efeitos medicinais, tanto do canabidiol, quanto do tetrahidrocanabinol. O Jornal Nacional não ouviu nenhuma voz contrária à regulamentação da cannabis medicinal nem ao processo de regulamentação tocado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Rede Globo tem dado cada vez mais espaço ao tem em sua programação e se mostrado uma apoiadora do processo de regulamentação da cannabis no Brasil. No mesmo dia da reportagem de 5’40’’ no Jornal Nacional, a discussão da liberação do uso medicinal dos derivados da cannabis foi destaque no podcast "O Assunto", do G1, apresentado pela jornalista Renata Lo Prete. Para ouvir, acesse g1.com.br/podcasts.

E nesta quarta-feira, o Encontro com Fátima Bernardes levou ao estúdio Filipe Suzin e seu pai, o seu Ivo, portador de Alzheimer, cujo tratamento com óleo de cannabis viralizou nas redes sociais depois que o filho compartilhou os resultados numa série de vídeos.