Primeiro medicamento de cannabis já está à venda nas farmácias de Portugal

Medicamento já possuía autorização para entrar no mercado português desde 2012, mas nunca chegou a ser vendido, apenas pedido via autorização especial

Publicada em 03/09/2019

capa
Compartilhe:

O primeiro remédio à base de Cannabis sativa passou a estar disponível nas prateleiras das farmácias de Portugal nesta terça-feira (03). O governo português aprovou o uso do Sativex para alívio da espasticidade (aumento involuntário da contracção muscular) moderada a grave associada à esclerose múltipla.

O preço por embalagem está em torno de 300 euros, segundo informações do jornal Público. Incluído no grupo farmacoterapêutico dos analgésicos e antipiréticos, o Sativex contém os dois princípios activos da cannabis (o THC e o CBD) e é administrado na forma de spray oral.

O medicamento já possuía autorização para entrar no mercado português desde 2012, mas nunca chegou a ser vendido, apenas pedido via autorização especial.

A espasticidade é uma das causas de incapacidade dos doentes com esclerose múltipla e pode ser muito dolorosa, além de interferir nas mais simples atividades diárias dos pacientes. A farmacêutica Almirall, responsável pela comercialização deste medicamento, sustenta em comunicado que o Sativex foi aprovado em 20 países e, actualmente, está a ser comercializado e comparticipado em nove países da Europa, incluindo Alemanha, Espanha e Itália.