Os psicodélicos podem reduzir sintomas de trauma em adultos com histórico de abuso na infância

Um novo estudo descobriu que o uso mais frequente de psicodélicos terapêuticos moderou significativamente os níveis de sintomas de trauma complexos e vergonha internalizada em indivíduos com histórias de maus-tratos infantis

Publicada em 06/10/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de Canex

Um estudo publicado na Chronic Stress demonstrou que os psicodélicos podem alterar as relações entre maus-tratos infantis e autoconceito, cognição social e sintomas de estresse pós-traumático.

De acordo com os autores, 166 pessoas participaram da pesquisa na qual foram questionados:

“Você já usou uma substância psicodélica, enteogênica ou alucinógena (incluindo, mas não se limitando a: psilocibina, LSD, DMT e MDMA) com a intenção de curar ou processar traumas infantis?”

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Verificou-se que quase 93% dos participantes pontuaram na faixa severa em pelo menos uma das subescalas de tipo de maus-tratos. Quase um em cada três participantes (31,3%) endossou uma história de uso Psicodélico Terapêutico Intencional (PTI).

Os autores descobriram que maus-tratos infantis se correlacionaram significativamente com sintomas de estresse pós-traumático e vergonha internalizada. Além disso, de todos os subtipos de maus-tratos, o abuso emocional e a negligência estão mais fortemente correlacionados com sintomas de trauma complexos.

No entanto, verificou-se que os participantes com história de uso de psicodélicos terapêuticos frequentes relataram sintomas de traumas complexos e vergonha internalizada significativamente mais baixos, apesar de histórias semelhantes de maus-tratos.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Os participantes concluíram o estudo online via Qualtrics. Nenhuma parte do estudo teve restrições de tempo. Depois de conceder consentimento informado na página inicial da pesquisa, os participantes preencheram um questionário demográfico e relataram seu histórico de PTI. (Imagem: Reprodução/OutraSaúde)

O autor do estudo, CJ Healy, um estudante de doutorado na The New School for Social Research,  disse ao Psy Post : “Há uma abundância de estudos clínicos dos efeitos terapêuticos dos psicodélicos, mas poucos estudos examinaram o potencial terapêutico do uso psicodélico no naturalista (não condições clínicas.

“A maioria das pessoas no mundo que estão se curando com psicodélicos os levam em ambientes naturalistas - na natureza, com amigos, em casa, em uma rave - e então eu queria estudar empiricamente se esse uso terapêutico naturalista de psicodélicos é também mostrando benefícios em termos de redução dos sintomas e melhorias no autoconceito, particularmente entre pessoas com histórias de traumas complexos na infância.”

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Healy ressalta que a pesquisa nesta área ainda está em um estágio preliminar e há necessidade de mais estudos sobre o assunto para determinar os benefícios potenciais do uso terapêutico de psicodélicos em pessoas com traumas graves na infância, mas os resultados preliminares são satisfatórios.

Assuntos relacionados

https://www.sechat.com.br/descriminalizacao-dos-psicodelicos-avanca-em-mais-cidades-norte-americanas/
https://www.sechat.com.br/segundo-relatorio-global-niveis-de-interesse-na-industria-dos-psicodelicos-bate-recordes/
https://www.sechat.com.br/procuradores-dos-eua-defendem-experiencia-de-tratamento-com-psicodelicos-para-pacientes-terminais/