O uso psicodélico pode ser "benéfico" para a saúde do coração

Um novo estudo argumenta que pode haver uma ligação entre o uso de psicodélicos clássicos como DMT, LSD e cogumelo “mágico”, à menor probabilidade de doença cardíaca

Publicada em 22/10/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de Canex

De acordo com o Science Alert , os autores do estudo  "Associações entre o uso clássico de psicodélicos ao longo da vida e doenças cardiometabólicas"  publicado em Scientific Reports encontraram resultados promissores ao entrevistar pessoas com problemas cardíacos.

É relatado que os participantes que usaram psicodélicos pelo menos uma vez na vida tiveram uma chance menor, 23% e 12%, respectivamente, de desenvolver doenças cardíacas e diabetes no último ano.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Embora os primeiros resultados sejam realmente promissores e as descobertas certamente ajudem outros a continuar investigando o assunto, os autores reiteraram que mais pesquisas são necessárias antes que alguém tire conclusões precipitadas.

Uma das principais questões que permaneceram sem resposta foram as consequências a longo prazo do uso de psicodélicos.

Os autores concluíram: “Durante as últimas décadas, houve uma extensa pesquisa sobre prevenção e tratamento de doenças cardiometabólicas, incluindo várias intervenções abrangentes destinadas a reduzir os fatores de risco do estilo de vida.

“No entanto, os efeitos potenciais de longo prazo do uso psicodélico clássico na saúde cardiometabólica permanecem amplamente desconhecidos. Os resultados do presente estudo revelam associações entre o uso de psicodélicos ao longo da vida e menores chances de doença cardíaca no ano anterior, bem como menores chances de diabetes no ano anterior.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

“Isso demonstra a necessidade de mais pesquisas para investigar as possíveis vias causais dos psicodélicos clássicos na saúde cardiometabólica (ou seja, mudanças no estilo de vida, benefícios para a saúde mental, características antiinflamatórias e imunomodulatórias e afinidade para subtipos específicos de receptores de serotonina).”

Embora o uso de psicodélicos ainda seja estigmatizado, à medida que mais estudos estão sendo publicados, parece que o uso de drogas como LSD, DMT e cogumelos para fins médicos - microdosagem, por exemplo - está se tornando mais popular e aceito em todo o mundo.

De acordo com informações, os cientistas estavam trabalhando em um dispositivo farmacêutico que forneceria a futuros pacientes psicodélicos a dosagem recomendada para a melhor experiência possível.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O dispositivo funcionaria de maneira semelhante a uma bomba de insulina. A bomba pode ser conectada ao seu estômago após ser calibrada para fornecer a dose, frequência e intensidade corretas de psicodélicos como DMT, LSD ou mescalina.

Ainda há muitas questões em torno dessas substâncias, mas com a ajuda de cientistas a estigmatização poderia ser mitigada - e se isso acontecer, mais trabalho poderia ser feito para ajudar todos aqueles que precisam do tratamento.

Veja também

https://www.sechat.com.br/os-psicodelicos-podem-reduzir-sintomas-de-trauma-em-adultos-com-historico-de-abuso-na-infancia/
https://www.sechat.com.br/descriminalizacao-dos-psicodelicos-avanca-em-mais-cidades-norte-americanas/
https://www.sechat.com.br/procuradores-dos-eua-defendem-experiencia-de-tratamento-com-psicodelicos-para-pacientes-terminais/