Khiron investe em plataforma de educação para América Latina

O curso traz informações básicas sobre Cannabis, estudos clínicos e evidências científicas aplicadas

Publicada em 18/02/2020

capa
Compartilhe:

Por Valéria França

Uma plataforma de ensino à distância voltada para a América Latina sobre Cannabis medicinal, exclusiva para profissionais de saúde, será lançada este ano. O negócio começa pela Colômbia. Depois segue pelos países com regulação avançada, como o Uruguai. No Brasil, ainda não existe uma data para a plataforma começar a funcionar.

O anúncio foi realizado pela Khiron, empresa de Cannabis, na sexta-feira (14), durante o encontro com os deputados federais brasileiros Luciano Ducci (PSB-PR), Paulo Costa (PTB-PA) e Paulo Teixeira (PT-SP), em Bogotá, na Colômbia, no escritório localizado no bairro arborizado de El Chicó – o equivalente aos Jardins, na capital paulista. "O mercado precisa de médicos bem preparados", disse o CEO Álvaros Torres.

Os deputados fazem parte da comissão de estudo da Cannabis montada na Câmara dos Deputados, para estudar e elaborar uma regulação para o mercado nacional. Eles estavam na cidade a trabalho. A viagem foi um estudo de campo para ampliar o conhecimento dos legisladores, que trocaram experiências e discutiram sobre obstáculos e avanços dos mercados. O desafio deles é entregar uma proposta de regulação em abril.

A Khiron opera na Colômbia. Ela foi fundada há seis anos – e como tudo neste negócio é novo, pode ser considerada uma veterana do mercado. Em 2018, a companhia abriu as ações na bolsa de Toronto, no Canadá. Atualmente, investe em pesquisa, cultivo, produção de Cannabis medicinal, fabricação de cosméticos e, agora, abre mais uma porta de negócios com a educação à distância.

Como funciona a plataforma

O curso terá 13 módulos, que incluem informações básicas sobre Cannabis e, no final, de estudos clínicos e evidências científicas aplicadas. “Só poderão participar profissionais da saúde”, disse Torres.

No final, os alunos recebem um certificado. “O investimento na educação é uma das pontas mais importantes da empresa. O médico precisa estar preparado para a Cannabis medicinal.”

No Brasil existem empresas que atuam neste setor, como é o caso da OnixCann/Cantera. Porém, os cursos ainda são presenciais e possuem um formato mais curtos.

Empresa fechou parceira no Brasil

Na Colômbia, o e-learning da Khiron estreia no terceiro trimestre do ano. No Brasil, a empresa já tem um parceiro no negócio.

Quem é? Torres faz segredo. “Ainda não posso contar.” Ok. Mas quando estreia aqui? “Assim que a nova regulação do país for aprovada”.

Ninguém pode garantir quanto tempo vai demorar para a projeto virar lei. Torres está animado. Acredita que seja ainda em 2020. Aguardemos.