Irlanda descriminalizou a cannabis?

Um novo relatório sugere que o uso e porte de cannabis foram efetivamente descriminalizados na Irlanda, uma vez que os processos por esses crimes quase caíram pela metade em 2021

Publicada em 06/01/2022

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de Canex

De acordo com o Independent, o número de pessoas acusadas ou intimadas por delitos relacionados com a cannabis até meados de dezembro diminuiu, já que a maioria das pessoas flagradas com a substância receberam advertências em vez de serem processadas.

Os números da Garda mostram que, em comparação com os 11.127 processos judiciais na Irlanda por posse de cannabis em 2020, o número caiu para 5.957 em 2021 até a semana encerrada em 14 de dezembro.

A mudança na abordagem ocorre depois que a posse e o consumo de resina de cannabis para uso pessoal foram adicionados ao Programa de Advertência para Adultos da Irlanda no final de 2020.

Esta nova abordagem segue a tendência de mudança em direção à descriminalização na Europa - e no resto do mundo.

Embora a posse e o consumo de cannabis e da maioria das outras drogas ainda sejam estritamente proibidos no Reino Unido, a Escócia anunciou recentemente a descriminalização prática das drogas.

Em setembro, a Escócia anunciou uma nova política na qual dizia que as pessoas encontradas em posse de drogas não enfrentarão mais acusações criminais.

Dorothy Bain (promotora escocesa) disse: “Os policiais podem, portanto, optar por emitir uma advertência policial gravada para delitos de porte simples para todas as classes de drogas.

“O objetivo do esquema é que os indivíduos sejam encaminhados a um mentor para fornecer apoio no primeiro ponto de contato com a polícia.”

Enquanto isso, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, planeja lançar seu esquema piloto para descriminalizar a cannabis e as drogas de classe B, como a cetamina, na capital inglesa.

De acordo com uma proposta que vazou , o consumo e porte de maconha serão descriminalizados em três bairros de Londres - Lewisham, Bexley e Greenwich - primeiro com o potencial de eventualmente ser estendido a toda a cidade.

O esquema pode ser anunciado este mês com o prefeito de Lewisham, Damien Egan, dando uma visão geral do programa.