Time de futebol patrocinado por empresa de cannabis?

Patrocinado pela empresa Kokuesero, o time paraguaio Loma Pucú Club estampou uma folha de cannabis em seu uniforme

Publicada em 07/03/2022

capa
Compartilhe:

Por Jacqueline Passos

Dizem que o Brasil é o país do futebol, mas, quando o assunto é cannabis, mais uma vez o Paraguai sai na nossa frente. Na última semana, o Clube Atlético Loma Pucú, de San Pedro, no Paraguai, estampou uma folha de cannabis em seu uniforme por conta do patrocínio da empresa Kokuesero - uma marca de cannabis que tem um projeto para distribuir óleo gratuitamente aos pacientes. Com isso, o time de futebol se torna o primeiro do país a ser patrocinado por uma marca do ramo da cannabis.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

De acordo com Aureliano Aguilera, vice-presidente do clube, em diálogo ao Extra, o objetivo é difundir o uso da planta: "Ensine que a planta da maconha não é uma planta venenosa. Eles criminalizam e não é assim. A ideia é que seu uso medicinal e artesanal seja conhecido”.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Ainda segundo Aguilera, com o patrocínio e a difusão do tema no país, eles pretendem impactar não só os pacientes que sofrem de alguma doença que pode ser tratada com a cannabis, como também atletas, que podem se beneficiar da planta no tratamento de dores e recuperação muscular, por exemplo.

Apesar do assunto parecer algo bastante novo no Brasil, em outros países, inclusive na América do Sul, já há times que estampam empresas relacionadas à planta em seus uniformes. Na Argentina, por exemplo, duas equipes de futebol feminino foram patrocinadas por marcas relacionadas ao mercado da cannabis: a El Esqueje Grow Shop e a Cañamero, que patrocinaram os times River e CGT FEM. 

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Nos Estados Unidos, apesar dos anúncios de cannabis terem sido banidos do Super Bowl - que é o jogo final do campeonato, ou melhor, o maior evento da principal liga do futebol americano - este ano, a NFL investiu um bilhão de dólares em pesquisas para comprovar a eficácia do controle da dor. 

Que o esporte já está apostando nos benefícios da cannabis, não é nenhuma novidade. Mas, quando será que veremos este tipo de patrocínio nos times de futebol brasileiros?