Avançado na cannabis medicinal, Paraíba sedia 1º Congresso interdisciplinar

Publicada em 28/08/2019

capa
Compartilhe:

Com o objetivo de promover a disseminação do conhecimento científico e também as aplicações dos princípios ativos da Cannabis medicinal, acontece de 30 a 31 de agosto o Primeiro Congresso Paraibano Interdisciplinar sobre Cannabis Medicinal, em Campina Grande.

A Paraíba é um dos estados mais avançados do Brasil na cannabis medicinal. É lá que, desde 2017 a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança possui autorização judicial para plantar maconha e produzir medicamentos para quase 3 mil pacientes, sendo a única no Brasil com esse direito. E recentemente a Universidade Federal da Paraíba inaugurou três discilpinas sobre cannabis medicinal.

O evento é organizado pela própria Abrace Esperança e conta com o apoio da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba (ASPEPB) e da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Campina Grande (OAB). O Hospital Antônio Targino e o CNN, Centro Avançado de Neuro e Coluna, também estão juntos nesta ideia.

A discussão do tema está aberta tanto estudantes, profissionais da área de saúde e do direito como para demais interessados. Inclusive, também haverá debate sobre as questões legais quanto ao seu uso no Brasil.

Serão palestrantes no Congresso, os seguintes profissionais: a chefe da disciplina em farmacologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutora Katy Lísias Gondin Dias de Albuquerque, o médico neurologista Glenny Brasil Gurgel, o médico Hélio Mororó Vieira de Melo, o médico neurologista Marcos Wagner de Sousa Porto, o advogado Israel de Moura Farias Júnior, o gerente da Abrace, Luciano Lima, o delegado da Policia Civil Ramírez São Pedro, e o advogado Yvson Cavalcanti de Vasconcelos.

Além disso, haverá submissão de trabalhos científicos. O edital com todos os detalhes pode ser acessado e as inscrições devem ser feitas também através do site.