Como criar um bom ambiente de trabalho para sua equipe?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Arquivo/Sechat)

Por Danilo Lang

Neste texto, trago um olhar de como podemos propiciar melhores ambientes para nossos times. Mas quero passar longe de uma boa infraestrutura, equipamentos e recursos de última geração. Irei abordar o que está no dia a dia, ou melhor, o que podemos deixar passar e contaminar, aos poucos, o ânimo da equipe! 

Em minha coluna anterior abordei sobre propósito e ficou bem claro o quanto o bem estar do funcionário é importante, para gerar mais retenção de talentos, produtividade e engajamento. 

Mas o que podemos fazer no dia a dia para reforçar a cultura e os valores da empresa? Um exemplo é conectar tudo isso com um programa de incentivo e ações que contribuam para uma maior felicidade das equipes. E quando falamos em ações de incentivo e engajamento, não necessariamente todas envolvem custos. No entanto, é importante estar aberto(a) para essa discussão dentro da sua operação e das reuniões financeiras. 

Separei algumas ações que podem ser aplicadas no seu negócio com o intuito de fortalecer o reconhecimento da equipe e também aumentar a motivação dos colaboradores: 

1. Ações diretamente relacionadas à cultura e aos valores da organização 

– Que tal reconhecer seus funcionários de acordo com quem mais vive e transparece cada valor da organização? Pense em uma votação coletiva em que todos da equipe votam – algo democrático – e que promova este engajamento coletivo. 

– Você também pode promover um campeonato interno dos melhores projetos do ano para que as equipes vencedoras ganhem uma premiação. Pense em projetos que estejam diretamente ligados ao negócio e/ou que contribuam de alguma maneira com o ecossistema da operação da porta para fora. 

2. Ações comemorativas 

– Organize happy-hours pelo menos uma vez ao mês para integração do time, como também almoços em conjunto (pelo menos um deles, sem falar de trabalho).

– Comemore os aniversariantes do mês em alguma data específica, como toda última sexta-feira do mês.

– Aproveitem as datas comemorativas e tenham dias temáticos de acordo com o calendário do ano e região que a empresa está localizada.

3. Ações primordiais que sua equipe espera de você 

– Ao começar a semana, pergunte como foi o final de semana e o que fizeram.

– Ao encerrar a semana, deseje um bom final de semana e agradeça pelo trabalho e empenho de todas as pessoas.

– Envie mensagens de “obrigado” e “parabéns” quando o colaborador fizer algo bom. As pessoas gostam de serem reconhecidas, ainda mais com uma mensagem no final do dia ou semana.

– Converse com os integrantes da sua equipe e coloque, de uma vez por todas, a rotina da equipe no seu dia a dia. Tenha um momento individual com cada pessoa da sua equipe para se conectarem e alinharem. Importante: sem pressa, foco na conexão e interesse genuíno de cada um. 

É importante, e necessário, planejar para depois implementar as ações. Para te ajudar, coloco abaixo os principais pontos para considerar e facilitar o seu planejamento: 

– Comece pensando o quanto você está disposto(a) a investir por ano no seu time com este tipo de ações e premiações . Separe parte do orçamento da operação para isso e revise onde pode economizar e cortar gastos, para custear as ações de incentivo. Caso não tenha orçamento, pense em criar essa linha de custos e descubra como fazer acontecer. 

– Após pensar nas ideias (e considerar as sugestões compartilhadas acima), avalie uma priorização e como você pode classificar cada uma das ações, seguindo os critérios que achar mais apropriado para o negócio.

– Crie um calendário de ações, reflita quais delas geram mais impacto a curto, médio e longo prazo em suas equipes e comece por aí. Tenha ações gratuitas para equilibrar a conta final, conforme mencionado. 

– A frequência importa! Não adianta fazer duas ações por ano e pensar que está tudo bem. Não está, tenho bastante convicção que as equipes esperam por mais. 

– Foco nas pessoas. Lembre-se que você está fazendo isso para ter um time reconhecido, engajado e feliz. Dedique-se para o time. Envolva a liderança da empresa e se comprometa com o tema, tendo uma pessoa responsável por esse tipo de projeto. 

As vantagens em promover este tipo de ações de reconhecimento são inúmeras, como: aumento da felicidade do time, melhora na performance, além dos funcionários se sentirem mais prestigiados, reconhecidos e ainda ampliar o senso coletivo e de união. 

Espero que esse texto tenha despertado a vontade em investir cada dia mais na sua equipe, não necessariamente com investimento financeiro, mas sim de tempo e atenção. 

Quer saber a boa notícia? Já tem muita empresa fazendo isso. Vamos começar?

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese