Cinco ações americanas de cannabis produziram grandes retornos em 2019

Publicada em 25/11/2019

capa
Compartilhe:

À medida que concluímos o que parece ser o segundo ano consecutivo de declínio para os estoques de cannabis, acho interessante observar que 5 das 27 ações da minha Focus List da 420 Investor produziram ganhos de dois dígitos, apesar dos tremendos ventos. Os leitores regulares devem estar familiarizados com quatro deles, como escrevi sobre eles nos últimos dois anos nesta coluna.

Não se engane, de fato houve ventos tremendos. O mercado caiu 32,1% até agora em 2019, após um declínio de 54,9% em 2018, com o preço atual dos níveis de teste do Global Cannabis Stock Index não vistos em mais de três anos:

Índice Global de Ações da Cannabis
NCV Global Cannabis Stock Index 5 anos

Com isso em mente, a Forbes agora analisarei cada uma das 5 ações americanas de cannabis da Focus List que obtiveram ganhos acima de 20% até agora em 2019:

Indústrias verdes do polegar

A Green Thumb Industries, com sede em Chicago, uma operadora de vários estados com licenças em uma dúzia de estados, subiu 20,5% em 2019 até agora, embora caia mais de 40% em relação à sua alta de 52 semanas. Eu escrevi sobre isso depois que estreou no verão de 2018, contrastando sua forte recepção dos investidores em contraste com a MedMen. Desde a publicação desse artigo, o MedMen, que descrevi como “muito caro”, caiu 84,3%, enquanto o GTI ganhou 21,3%.

No trimestre mais recente que terminou em setembro, a GTI teve um crescimento de 296% da receita em relação ao ano anterior e 52% em relação ao trimestre anterior, pois gerou vendas de US $ 68 milhões e produziu uma perda operacional ajustada de menos de US $ 2 milhões. Ele reportou um EBITDA ajustado positivo pelo segundo trimestre consecutivo e demonstrou margens brutas estáveis ​​e altas e uma capacidade de dimensionar sua infraestrutura, pois suas despesas operacionais cresceram mais lentamente que sua receita.

Acredito que os investidores estão gravitando para as ações, que subiram 14,7% em novembro, devido não apenas ao forte crescimento de receita e receita, mas também ao seu balanço relativamente forte que permitirá que ela cresça mesmo que o acesso ao capital para o setor permanece restrito. A empresa tem uma posição muito forte no mercado de cannabis medicinal da Pensilvânia, em rápido crescimento, bem como no mercado de cannabis medicinal de Illinois, que será legal para todos os adultos em janeiro e tem uma capitalização de mercado de C $ 2,2 bilhões

Grow Generation

Embora o operador da loja de hidroponia GrowGeneration tenha caído 25,1% da sua alta de 52 semanas, que ocorreu algumas semanas depois que eu escrevi sobre a empresa nesta coluna no final de agosto, ele ainda aumentou 89% no ano. O relatório de resultados do terceiro trimestre da empresa continuou uma tendência de desempenho financeiro muito forte, com receita aumentando 159% em relação ao ano anterior e subindo 12% em relação ao trimestre anterior, para US $ 21,8 milhões, uma vez que a empresa registrou lucro operacional de US $ 1,1 milhão.

Como descrevi em agosto, a GrowGeneration, que aumentou ainda mais suas perspectivas financeiras, está experimentando um forte crescimento orgânico que acelerou para 48%, juntamente com uma forte contribuição de suas aquisições e novas aberturas de lojas, principalmente em Oklahoma. Continuo esperando que o estoque tenha um bom desempenho ao longo do tempo, mas estou preocupado que a força do mercado de Oklahoma possa diminuir à medida que se saturar com os operadores. 

Além disso, e mais importante, se o acesso ao capital permanecer restrito para seus clientes, a empresa poderá sofrer uma desaceleração do crescimento. Ao mesmo tempo, porém, as ações parecem relativamente baratas, com um valor de mercado de US $ 181 milhões. A empresa orientou para 2019 o EPS ajustado de 0,14 a 0,18, o que significa que está sendo negociado a 26,6 vezes o lucro atual no ponto médio, bem abaixo da sua taxa de crescimento.

Propriedades Industriais Inovadoras

A REIT Innovative Industrial Properties, listada na NYSE, obteve um enorme sucesso após uma estréia no final de 2016. As ações, que fizeram seu IPO a US $ 20 por ação e passaram quase todo o próximo ano abaixo desse preço, atingiram uma alta histórica no início deste ano de $ 139,53. Embora tenha diminuído 43,4% desde então, continua subindo 71,7% este ano.

À medida que o capital secava para a indústria, várias operadoras multiestatais iniciaram ou expandiram relacionamentos com a empresa, que levantou com sucesso US $ 634 milhões até o momento, incluindo a GTI e a Trulieve, construindo um portfólio com um rendimento que é reportado em 13,6% .

Compartilhei minha perspectiva nesta coluna em fevereiro de 2018, identificando seu surgimento após a queda do IPO e detalhando seu progresso. Excedeu em muito as minhas expectativas, pois os riscos que detalhei na época não afetaram a empresa. No momento, o estoque parece um pouco caro para mim, especialmente à luz da atual questão de acesso ao capital. Um dos inquilinos da empresa já foi contratado, embora eu não espere que a empresa absorva qualquer tipo de perda substancial, se houver alguma. O incidente, no entanto, deve despertar os investidores para o potencial de falhas de ativos em seu portfólio. 

Acredito que a empresa teria dificuldade em encontrar operadores de algumas de suas instalações, caso fosse necessário e poderia sofrer algumas reduções. Além disso, muita concorrência surgiu. Ultimamente, a Innovative Industrial Properties tem contratado inquilinos de maior qualidade e taxas de retorno mais baixas.

Embora um mercado fraco de cannabis possa prejudicar seus retornos caso um inquilino tenha problemas financeiros, há um risco completamente diferente que os investidores devem entender. Atualmente, a empresa, que possui um valor de mercado de US $ 1,14 bilhão e um dividend yield de 4%, é avaliada como um crescimento de REIT. 

Caso a Lei de Segurança Bancária seja aprovada, é bem possível que os bancos tradicionais possam fornecer empréstimos hipotecários para empresas de cannabis. Isso resultaria em uma reavaliação da empresa de um REIT de crescimento para uma empresa de alto crescimento e crescimento lento potencialmente. O portfólio existente valeria mais, mas o IIPR provavelmente lutaria para gerar crescimento em seu portfólio.

Por fim, observe que a empresa possui um registro de prateleira “No dinheiro” e tem vendido ativamente ações, apesar do grande declínio.

Embora tenha apontado muitos riscos em potencial, a execução da empresa tem sido excelente e é muito possível que continue crescendo com sucesso também, pois a qualidade do crédito se mantém e as forças competitivas permanecem restritas. Pelo seu preço atual, os investidores estão pagando apenas um prêmio de 80% ao seu valor contábil tangível.

Medicine Man Technologies

A Medicine Man Technologies, com sede no Colorado, que é a única ação que não mencionei nesta coluna, subiu 117,5% em 2019, a maioria das cinco ações que estou discutindo, embora tenha diminuído 31,1% em relação às 52 semanas Alto.

A empresa tornou-se pública no final de 2016 e foi formada por Andy Williams, um dos “Pot Barons of Colorado”, perfilado em 2014 pela MSNBC, e pelo falecido Brett Roper, com a intenção de alavancar e expandir a propriedade intelectual do Medicine Man por meio de consultoria. Posteriormente, adicionou uma linha de nutrientes e comprou uma loja de hidroponia para ajudar seus clientes a obter acesso a produtos a preços atraentes. 

A empresa sempre teve a intenção de se tornar uma empresa de cannabis, trazendo as operações do Medicine Man quando legalmente possível, o que aconteceu neste ano quando o Colorado finalmente permitiu a propriedade de empresas públicas de seus operadores de cannabis licenciados.

A Williams montou um enorme potencial de agregação de alguns dos melhores operadores do estado. Ele também encontrou apoio de investimentos de um investidor institucional e reforçou sua equipe de gerenciamento. Os negócios devem fechar em 2020, mas exigem que a empresa não apenas emita ações, mas também faça grandes pagamentos em dinheiro. 

De agora em diante, a empresa precisará levantar capital substancial em um momento em que isso se torna mais desafiador. Se for bem-sucedida, a empresa terá potencial para gerar receitas e lucros substanciais; portanto, essa é uma história a ser observada de perto, na minha opinião.

Trulieve Cannabis

Abaixo do mínimo da sua alta de 52 semanas em -22,9%, a Trulieve voltou a brilhar em 2019, após uma boa estreia em 2018, aumentando 47,9% no acumulado do ano e 59,2% desde a sua estreia. Os leitores desta coluna devem estar familiarizados com a potência da maconha medicinal da Flórida, que detém participação de mercado no estado, como já escrevi sobre isso duas vezes, inclusive em dezembro passado, quando detalhei sua forte receita e lucratividade e, mais recentemente, em Junho, quando detalhei seus esforços de expansão na Califórnia .

A empresa manteve sua liderança entre todos os operadores de cannabis de vários estados em termos de receita, que foi de US $ 70,7 milhões no terceiro trimestre, um aumento de 22% em relação ao segundo trimestre e 150% em relação ao mesmo trimestre de 2018. Destaca-se por sua lucratividade. uma receita operacional ajustada de US $ 23,4 milhões (33% das vendas).

É fácil ser fã da empresa e de seu CEO, Kim Rivers, que está arrasando em um setor dominado por executivos do sexo masculino, com sua abordagem focada no paciente e sua disciplina financeira. O estoque é negociado com um múltiplo muito menor das vendas atuais do que seus pares, com um valor de mercado de C $ 1,3 bilhão, que é menos de quatro vezes os US $ 250 milhões em vendas que provavelmente gerará.

Muitos investidores questionam o potencial de manter margens na Flórida, à medida que o mercado se torna mais competitivo e não ficam impressionados com seus esforços para expandir para além do estado. Eles compraram o que Rivers chama de dispensário de teste em Palm Springs, Califórnia, enquanto se preparam para expandir ao longo do tempo, adquiriram recentemente uma empresa de cannabis medicinal em Connecticut e têm um projeto em estágio inicial em Massachusetts, onde esperam produzir a cannabis em 2020 para um estado que está vendo uma grande escassez.

As restrições de acesso a capital poderiam permitir à empresa manter sua liderança massiva na Flórida por algum tempo. Eu diria que, embora outras oportunidades possam não ser tão grandes para a empresa quanto em seu estado de origem, elas podem ser grandes oportunidades, no entanto. Uma questão que precisa ser abordada é como a empresa competirá nos mercados de uso adulto, onde ainda não foi testada.

Em conclusão, essas cinco empresas, que incluem duas principais MSOs, uma operadora pendente focada no Colorado, uma operadora de lojas de hidroponia e uma REIT focada em cannabis, resistiram à tendência de um setor em declínio de cannabis até agora em 2019, embora todas tenham recuado mais de 22% de suas elevações de 52 semanas.

Fonte: Forbes