Burocracia na Alemanha atrapalha tratamento de pacientes com Cannabis

Os pacientes poderiam se beneficiar da concessão do direito de crescimentos da Cannabis para fins médicos

Publicada em 30/06/2020

capa
Compartilhe:

Traduzido do site Health Europa

Desde 2017, sob a lei alemã, todo médico pode prescrever medicamentos à base de Cannabis, incluindo flores, extratos e canabinoides individuais.
Sob certas condições, as empresas de seguro de saúde devem cobrir os custos da terapia.

De acordo com a lei, as companhias de seguro de saúde só podem recusar um pedido de reembolso em casos excepcionais.

Desafios enfrentados pela população

Cannabis e canabinoides são relativamente caros na Alemanha: em média, as flores de Cannabis custam cerca de € 23 por grama.

Como as empresas de seguro de saúde muitas vezes se recusam a cobrir os custos, muitos pacientes não podem pagar a terapia apropriada e são forçados a continuar recebendo cuidados ilicitamente, mesmo que seu médico apoie a terapia à base de Cannabis.

O alto preço também torna o tratamento à base de maconha pouco atraente para os médicos; como os médicos têm um orçamento limitado para medicamentos que, se excedido, pode levar ao chamado recurso - pagamento de multa.

Isso leva ao fato de que muitos pacientes não conseguem encontrar um médico disposto a prescrever maconha.

Os pacientes poderiam se beneficiar da concessão do direito de crescimentos da Cannabis para fins médicos.

Isso resolveria os problemas mencionados acima para muitos pacientes e médicos. A população tem exigido isso há muito tempo. Eles esperavam que a lei de 2017 resolvesse melhor os problemas; no entanto, após três anos, acontece que a maioria dos pacientes não se beneficia da lei.

Burocracia

Muitos médicos relutam em prescrever maconha devido à extensa burocracia e ao risco de reivindicações de recurso. Como o sistema poderia ser alterado para facilitar a emissão de prescrições, mantendo a segurança do paciente?

Essencialmente, existem quatro possibilidades:

Os médicos devem ser isentos de recurso ao prescrever medicamentos para Cannabis.

Já existem isenções similares para a prescrição de outros medicamentos muito caros, por exemplo, no caso de doenças autoimunes tratadas com produtos biológicos;

O custo da Cannabis pode ser reduzido consideravelmente na Alemanha.
As mesmas variedades de flores de Cannabis, que custam entre 6 e 7 euros por grama na Holanda, custam mais que o triplo na Alemanha. Isso é completamente excessivo;

Os pacientes devem ter permissão para cultivar sua própria maconha se puderem apresentar um atestado médico depois que uma terapia com Cannabis for necessária.

A decisão sobre se o tratamento com Cannabis é necessário deve ser tomada por médicos, não por provedores de seguro de saúde.

Expectativa para o futuro

A lei sobre Cannabis medicinal, aprovada em 2017, trouxe inicialmente melhorias significativas. Como a lei foi aplicada de maneira cada vez mais restritiva, houve contratempos desde então.

No médio prazo, no entanto, a situação melhorará novamente.
A pressão dos pacientes e do público será grande demais para aceitar essas restrições a longo prazo.

Além disso, há um número crescente de movimentos nos partidos políticos, especialmente no campo da medicina, que não são muito restritivos em sua abordagem ao tema.