A força e maravilhosa surpresa, que foi o primeiro Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Arquivo/Sechat)

Por Cynthia De Carlo

Eu gostaria de relatar a vocês um pouquinho do que foi e o que representou para a Odontologia o 1º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal. Inicialmente, quero registrar quanto honrada me senti, em fazer parte deste marco na história da Cannabis no Brasil.

Foram quatro dias intensos de muito aprendizado, conhecimento, interação e muita informação, sendo que o Sechat, maior e melhor portal de difusão de assuntos relacionados à comunidade cannábica, conseguiu reunir um time de profissionais de peso, nas áreas de saúde, política, empresarial e jurídica.

Mas, para não perder o foco, vamos falar da minha área: a Odontologia. Me surpreendi com a quantidade de dentistas visitando o local, com os olhares voltados, principalmente para a prática integrativa, em que se insere a terapêutica cannabica, que busca o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. Fiquei feliz também com o interesse dos laboratórios em estender o conhecimento do uso medicinal da Cannabis para a odontologia.

Como palestrante, representando a odontologia no congresso, pude levar ao conhecimento do público, um pouco dessa modalidade de tratamento e os benefícios já constatados e amparados através de estudos, artigos e evidências científicas, não deixando a menor dúvida das suas propriedades medicinais e do seu enquadramento em várias patologias odontológicas.

Com cadeira cativa em todas as palestras, principalmente dos colegas da área da saúde, só fortaleci minha convicção e conhecimento, que devemos ver nossos pacientes e tratá-los como um TODO, nos preocupando e analisando sua patologia em primeiro lugar, mas também, olhando esse paciente em sua prática diária de vida, envolvendo aspectos como hábitos de rotina, alimentação, prática esportiva ou combate ao sedentarismo, de trabalho. Enfim, uma análise completa, para que juntos, num processo de consenso multidisciplinar, possamos ajudar no equilíbrio e restabelecer a qualidade de vida.

Nós, profissionais da área da saúde, temos que ter a consciência de que não somos rivais, mesmo tendo opiniões distintas. Podemos ser colegas e companheiros numa mesma jornada, sempre com nossos olhares voltados a um único objetivo: o bem-estar do nosso paciente!

Indo além da área da saúde, também pude observar e acompanhar os avanços da Cannabis Medicinal em nosso país, no âmbito, político, social e econômico, me deparando com um panorama de viés positivo e de grandes possibilidades. Em pensar, que tudo começou na dor, que foi transformada em ações, graças ao trabalho incansável das mães de pacientes, que se uniram em associações. Destaco também o trabalho de informação de qualidade, dos mais variados órgãos de imprensa, que reverberam na sociedade e combatem o preconceito, que cede cada dia mais diante dos benefícios desta maravilhosa planta.

Tenho certeza, que a partir deste 1º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, não há mais a menor possibilidade de estagnação ou retrocesso!! Daqui para frente ninguém mais nos segura! 

Gratidão ao Sechat e à equipe por esse primeiro evento, de muitos!!!!

Até 2023!!

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e de responsabilidade de seus autores.

Sobre a autora:

Cynthia De Carlo é cirurgiã-dentista, formada há 31 anos pela UNITAU, pós-graduada em Periodontia, Implante e Pediatria. É dentista do CECMedic (Centro de Excelência Canabinoide) e membro da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese